sábado, 22 de outubro de 2022

EXERCÍCIO REDUZ RISCO DE ALZHEIMER

 Existem evidências isoladas de que o exercício pode ajudar na prevenção da demência, como a Doença de Alzheimer. No entanto, para termos informações mais gerais e precisas seria importante revisar tudo que já foi realizado e estimar o efeito real, por meio da uma meta-análise (lembra da aula sobre como entender artigos no @nerdflix_br ?). E isso foi feito por Isso - Markku et al. (2022), que revisou 58 artigos e mais de 400.000 pessoas acompanhadas por uma média de 12,9 anos.

.
Os resultados apontaram que fazer atividade física reduz em 20% o risco de desenvolver demência. Considerando especificamente Alzheimer o risco cai 16% e cai 21% para a demência causada por problemas vasculares. Melhor ainda, havia uma relação de causa e efeito, de modo que uma maior quantidade de atividade física produzia maiores reduções no risco. Os mecanismos por meio do qual isso ocorre ainda estão sendo estudados, mas pode envolver redução na produção de proteínas beta-amiloides, melhora na circulação para o cérebro e aumento da atividade antioxidante e anti-inflamatória.
.
Mais uma coisa importante: que isso independe da idade. Ou seja, se você quiser reduzir o risco de demência, comece a fazer atividade física agora! Não importa se você tem 20 ou 80 anos. Então leve essa mensagem para sua vida e a transmita para o máximo de pessoas que puder!
.
Convido também a ler o artigo completo no meu grupo do Telegram, você pode entrar pelo link no destaque ou me pedir por Direct. ↗️🌐✅
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário