sexta-feira, 4 de novembro de 2022

VC SABIA QUE EXERCÍCIO FÍSICO TEM EFEITO ANALGÉSICO

 Qual melhor tipo de exercício para as dores?

Ou você passa pelo que vou falar ou conhece pessoas que relatam o mesmo. Já aconteceu de você parar de fazer #exercício e sentir um monte de #dores? Por outro lado, já ocorreu de começar a se exercitar e as dores sumirem? Pois é, o exercício tem um reconhecido e potente efeito #analgésico (ou #hiperalgésico). Inclusive falo muito disso nas aulas sobre #Fibromialgia do @nerdflix_br (https://nerdflix.paulogentil.com/
). Mas aí fica a pergunta sobre qual seria o melhor tipo de exercício. Também perguntam muito sobre o que se deve evitar, por acreditarem que pessoas com dores devem treinar “leve”.
.
Para estudar a questão Tomschi et al. (2022) colocaram pessoas #jovens para se exercitar em uma bicicleta por 30min a 60, 80, 100 e 110% do chamado limiar anaeróbio e avaliaram a sensibilidade à dor nos 5 e 45min após o exercício. A dor foi medida fazendo pressão em vários locais até a pessoa informar que estava doendo, quanto mais pressão fosse feita antes dela reclamar, maior o limiar de dor.
.
Importante destacar que grande parte das pessoas não conseguiram se exercitar por 30min a 100% e ninguém conseguiu finalizar o tempo a 110%, ou seja, o exercício foi máximo!! Apesar de alguns protocolos serem fáceis e outros difíceis, todos promoveram modulação positiva no limiar de dor por até 45min, sem diferença entre eles. Ou seja, independente do exercício ser leve ou exaustivo, você tem uma “analgesia” que pode durar até 45min.
.
Portanto, respondendo à pergunta inicial: qualquer exercício ajuda a aliviar a #dor! Se você quer aliviar dores, se exercite da maneira que gostar e puder. O importante é não ficar parado! Com a #repetição, esse efeito vai se tornando cada vez mais evidente e poderá, inclusive, ajudar pessoas que sofrem de dores crônicas, conforme falo nas aulas sobre o tema lá no #Nerdflix. Confiram o artigo completo no meu grupo do #Telegram para obter mais detalhes (entre pelo link nos destaques ou peçam no Direct).
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário