sexta-feira, 25 de novembro de 2022

QUEM FAZ MUSCULAÇÃO TEM MENOR RISCO DE MORRER

 Certo dia, um colega me perguntou há quanto tempo eu fazia #musculação... ao fazer as contas e me toquei que estou nessa prática de maneira basicamente ininterrupta desde 1995. E aí a turma da mesa começou a levantar várias questões. Duas das mais comuns foram: “por que você não é gigante?” e “mas você não enjoa?”. Pois bem, vou responder ambas usando uma #meta-análise de Momma et al. (2022) que reportou que fazer musculação é associado com risco 10-17% menor de #morrer por causas gerais, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. A associação se parecia com um “J” de modo que a redução do risco de #morte era maior para quem fazia uma quantidade intermediária, com 30-60min por semana. Fazer menos que isso é ruim, mas ir muito além disso é péssimo! Além disso, a combinação de #aeróbico com musculação leva a reduções ainda maiores.

.
Trazendo isso para meu caso. Meu foco hoje é #estética, claro, mas combinando com uma boa #saúde física e mental. Não faço questão de ser “grandão” e gosto de fazer outras coisas, como #jiu-jitsu, muay thai, #corrida, #natação, etc. No final, isso me garante saúde e um corpo que a patroa não reclama. Sobre enjoar, eu faço 3 sessões semanais de 15-20 minutos de musculação, não dá tempo de enjoar. Além disso, depois de repetir o #hábito por tanto tempo, ele se tornou automático, como escovar os dentes: eu vou e faço sem pensar muito se é legal ou não. Aos poucos você acaba viciando e, se não fizer, o corpo sente falta, vem dores, alterações no #humor e escambau.
.
Então, saiba que a musculação é para você, que deseja viver mais e ser mais #saudável. Se quiser ter mais benefícios de saúde física e mental, combine-as com outras atividades. Use doses que caibam no seu gosto e no seu tempo. No final, você vai gostar tanto de fazer quanto dos resultados que obterá! Recomendo muito que olhem as aulas sobre Tempo e Eficiência no @nerdflix_br e leiam o artigo completo no meu grupo do #Telegram.
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário