sexta-feira, 25 de novembro de 2022

CELULAR E HÁBITOS ALIMENTARES

 Creio que vocês e eu temos algo em comum: somos dependentes dos nossos #telefones! Virou uma necessidade, não apenas para comunicação, mas mesmo para compras, trabalho, diversão, etc. No entanto, o uso prolongado de #smartphones pode trazer diversas consequências negativas, inclusive no campo alimentar. Nesse sentido, Ryu et al. (2022) buscaram associar o tempo de uso do telefone com hábitos alimentares de 54.601 adolescentes e verificaram que 3.553 usavam 1-59min/dia, 9.626 usavam 60-119, 11.524 usavam 120-179 min/dia, 5.916 usavam 240-299min/dia, mas a maior quantidade estava no grupo que usava >300min/dia, com um total de 14.201 adolescentes.

.
Os resultados mostraram que maior tempo de uso de telefone está associado com piores #hábitos alimentares, resultando em 60% mais risco de pular o café da manhã, 44% de ingerir pouca fruta, 32% de ingerir poucos #vegetais, 65% de comer macarrão instantâneo com frequência, 32% de comer mais fast food e 92% mais risco de alta ingestão de bebidas açucaradas. Importante ressaltar que os problemas começam ao usar de celulares por mais de 2 horas ao dia.
.
Os autores também avaliaram se motivo do uso influenciava. Nesse sentido, usar o telefone com propósitos de mandar mensagens, participar de fóruns e jogar era mais problemático do que usá-lo com finalidades educacionais/informativas, resultando em maior risco de ingerir poucas #frutas e vegetais e beber mais bebidas #açucaradas. Ou seja, deve-se tomar cuidado com quanto usa e para que se usa o telefone! As associações não se modificavam de acordo com sintomas de vício/dependência, ter obesidade/sobrepeso, nível social, educacional ou econômico, etc.
.
Junte essa informação com a aula do @nerdflix_br (https://nerdflix.paulogentil.com/
) sobre crianças/adolescentes e perceba quantos danos causamos aos jovens sendo negligentes com seus hábitos. Sei que não será fácil, mas tente estimular a troca de smartphones por atividades físicas e brincadeiras que envolvam movimento. Vai ser difícil agora, mas garanto que valerá muito a pena no futuro! 😉
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário