quarta-feira, 8 de abril de 2020

EXERCÍCIOS INTENSOS PODEM AJUDAR IDOSOS EM ASILOS?

Ao perceber que o exercício pode mudar vidas, passamos a ter parâmetros diferentes do que é importante e algumas discussões não nos desinteressam. Por exemplo, alguns se dedicam a falar mal de HIIT (treino intervalado de alta intensidade), dizem que somos extremistas, queremos usar HIIT para tudo, vender cursos e livros, etc. Enquanto isso, produzimos coisas boas! Um exemplo é um estudo nosso feito dentro de um asilo (Coswig et al., 2020). Isso mesmo, um asilo! Nele, as idosas (média de 80 anos) receberam três tipos de intervenção: HIIT (4x4min a 85-95% da FCmax com 3min de intervalo a 65%), intervalado de moderada intensidade (MIIT, 4x4min a 55-75% da FCmax por 3min a 45-50%) ou contínuo de moderada intensidade (MICT, 40min). As participantes tinham vários problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, Doença de Parkinson e Alzheimer. Os treinos duraram 8 semanas e depois houve mais 4 semanas de destreino. A ideia era comparar os protocolos para responder se valeria a pena fazer o HIIT ou se o MIIT seria suficiente.
.
Os resultados revelaram que todos os protocolos emagreceram e geraram melhoras no teste de sentar e levantar. No entanto, apenas o HIIT melhorou no teste de 6min e teve redução na pressão sistólica. Além disso, com o destreino, os grupos que fizeram MIIT e MICT pioraram em vários aspectos, enquanto o HIIT se mantinha melhor. Ou seja, HIIT foi muito bom para esse grupo de idosas (média de 80 anos)! Você aí se perguntando, mas idosos podem fazer HIIT!? Claroooo! Desde que a intensidade seja ajustada individualmente. Por exemplo, para alcançar a frequência cardíaca alvo, bastava que algumas andassem a 4km/h! Se fossem jovens treinados, talvez precisássemos correr acima de 15km/h, entende? Dá uma olhada nas aulas sobre HIIT no #nerdflix (link no perfil) e vai entender direitinho como, quando e para quem usar cada tipo de treino!
.
Legal esse trabalho, né (ele está no meu grupo do Telegram, entre pelo link t.me/drpaulogentil )? Então, entenda que, quando eu ignorar as ofensas, as indiretas ou os desafios é porque simplesmente eu tenho coisas muito mais importantes para fazer.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Coswig VS, Barbalho M, Raiol R, Del Vecchio FB, Ramirez-Campillo R, Gentil P. Effects of high vs moderate-intensity intermittent training on functionality, resting heart rate and blood pressure of elderly women. J Transl Med. 2020 Feb 17;18(1):88. doi: 10.1186/s12967-020-02261-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário