quinta-feira, 22 de março de 2018

LOW CARB X LOW FAT

Um estudo publicado em fevereiro, num dos principais periódicos médicos do mundo, nos presenteou com alguns dados muito interessantes sobre a eficácia de dois tipos de dietas bem difundidas: Low Carb e Low Fat (Gardner et al, 2018).

Participaram do estudo mais de 600 indivíduos, homens e mulheres, entre 18 e 50 anos, com sobrepeso e obesidade (IMC entre 28 e 40). O programa teve duração de 12 meses e os sujeitos foram aleatoriamente divididos em dois grupos, um fez dieta com baixo consumo de carboidratos e o outro com baixo consumo de gorduras. O objetivo foi avaliar o efeito desses dois tipos de dieta (low carb vs Low fat) em uma amostra com grande número de participantes. Outro objetivo foi verificar se existia relação entre determinados tipos de genes e o padrão de emagrecimento/dieta.

E sabe qual o resultado encontrado? Os dois grupos emagreceram IGUAL!!!! Sim, isso mesmo… a dieta low carb não foi melhor que a dieta low fat na perda de gordura ao final de 12 meses. Resultado como o desse estudo não é nenhuma novidade no meio científico, outros artigos já haviam demonstrado que dieta low carb causa efeitos similares em emagrecimento quando comparada a outros tipos de dieta. O que acontece é que dietas com restrição de carboidratos promove um melhor resultado nos primeiros 6 meses, no entanto essa vantagem se perde após 12 ou mais meses.

Ah, e pra jogar um balde de água fria na galera adepta de testes genéticos para prescrever dietas, esse estudo também não encontrou nenhuma interação entre os genótipos avaliados e a perda de gordura. Em outras palavras, ainda não é possível prever com base em genes se uma pessoa emagrecerá mais com dieta x ou dieta y! Então economizem o seu suado dinheiro e fujam desse tipo de teste.

E sabe o que foi mais bacana? Nenhum dos dois grupos recebeu dieta! Ao invés de um plano alimentar, eles receberam palestras educativas, e isso foi suficiente para que eles conseguissem emagrecer. Outro dado interessante é que ambos os grupos foram orientados a consumir muitos vegetais, excluir açúcar e limitar o máximo possível industrializados.

Parece que o segredo é ter uma alimentação saudável, independente se é low carb ou low fat!

Nenhum comentário:

Postar um comentário