quarta-feira, 7 de março de 2018

EXCESSO DE PESO x BAIXA CAPACIDADE FISICA; O QUE É PIOR?

Dentre os pesquisadores que vêm se destacando na área de Saúde, já falei várias vezes do colombiano Robison Ramirez-Velez, que estará conosco no Simpósios Inter...nacionais desse ano. Dentre suas mais de 150 pesquisas, tem uma que merece atenção por tratar de um tema que vem sendo bastante debatido: a saúde seria mais influenciada pela composição corporal ou pelo condicionamento físico? Para ser mais claro, seria melhor ser um gordinho ativo ou um magro sedentário?
.
Em uma pesquisa bem interessante, o grupo de Ramirez-Velez analisou a capacidade muscular (força em relação a massa corporal), antropometria (IMC e circunferência de cintura) e parâmetros de saúde (pressão arterial, glicemia e lipidemia) em uma amostra de mais de 6.000 colombianos.
.
Logo de cara, fica confirmado que os fatores de risco de lipidograma, metabólicos e cardiovasculares eram maiores nas pessoas com excesso de peso. E aí apareceu algo interessante, o aumento nos níveis relativos de força ajudava a equilibrar os efeitos do excesso de peso, de modo que as pessoas mais fortes em relação ao próprio peso (lembrando que é força corrigida pela massa) tinham proteção contra potenciais problemas de saúde. Agora, os mais saudáveis mesmo eram que combinavam bom condicionamento muscular com peso controlado.
.
Por mais óbvio que isso possa parecer, há algumas discussões sobre o tema. Então vou tentar ser didático e Gentil para esclarecer as coisas. Se você está acima do peso e tem uma capacidade física ruim, o bicho de capa preta e foice o tem merecidamente na cabeça da lista. Se você continuar pesado e melhorar a capacidade física, ou continuar molenga e perder peso, vai passar alguns lugares para trás na fila do além. Mas, se você quiser ser realmente saudável, morrer mais tarde e ter condições de disfrutar bem a vida, então controla a porcaria do peso e trate de melhorar sua capacidade física, carai!
.
Olho nos Simpósios Internacionais para ver essa e outras feras. Informações em https://www.cursocefisa.com/ivsimposio/. Ah, o lote promocional do Simpósio de Brasília vai até o dia 26/2 (amanhã)! Não perca
.
(Paulo Gentil)
Ramírez-Vélez R, Correa-Bautista JE, Lobelo F, Izquierdo M, Alonso-Martínez A, Rodríguez-Rodríguez F, Cristi-Montero C. High muscular fitness has a powerful protective cardiometabolic effect in adults: influence of weight status. BMC Public Health. 2016 Sep 23;16(1):1012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário