sábado, 25 de novembro de 2017

WHEY COM LEITE OU COM AGUA?

Fora o aspecto religioso, transcendental, integrativo e a ingratidão de se misturar whey com leite, seria bom analisarmos também algumas evidências científicas.... A grande vantagem do whey seria o fato dos aminoácidos chegarem rapidamente no sangue o que, em teoria, elevaria o anabolismo após a musculação. No entanto, sabemos que a nossa capacidade de utilizar aminoácidos é limitada, tornando-se discutível até que ponto uma grande quantidade de aminoácidos no sangue teria utilidade prática. Para testar a hipótese, Fabre et al. (2017) separaram homens treinados em 3 grupos. Um recebia apenas proteína de absorção rápida, outro uma proporção de 50/50 entre absorção rápida e lenta e o terceiro recebia uma proporção de 20/80. Todas as bebidas tinham 20g de proteínas, 20g de carboidratos e 0,5 de gordura e eram ingeridas 15 minutos após a musculação. Os treinos eram iguais para todos e a alimentação também foi controlada.
.
De fato, maiores quantidades de proteínas de absorção rápida resultaram em maiores níveis de aminoácidos essenciais, incluindo os BCAAs e a Leucina. No entanto, isso não se refletiu em nenhuma diferença no resultado final, já que os ganhos de massa magra, tanto no corpo todo quanto nos braços, foram os mesmos para os três grupos. Os ganhos de força também foram similares. O percentual de gordura e a resistência muscular, por sua vez, não se alteraram em nenhum grupo.
.
Moral da história? Não precisa dessa agonia por proteínas de absorção rápidas pois, no final das contas, o que parece importar mesmo é como você se alimentou ao longo dos dias. Além disso, esses resultados mostram que misturar fontes de proteínas, como é o caso da famigerada mistura whey+leite não vai te matar, envenenar, engrossar sua pele e tampouco vai prejudicar seus resultados. Melhor ainda, costumar ficar muito mais gostoso do que bater com água!!
.
Lembrando que a maior autoridade do mundo sobre proteínas estará aqui falando para vocês, com tradução simultânea, nos Simpósios Internacionais de São Paulo (18/11 - https://goo.gl/msevLi) e Florianópolis (19/11 - http://www.paulogentil.com/?page_id=354). Aguardo vocês!!

(Paulo Gentil)
Fabre M, Hausswirth C, Tiollier E, Molle O, Louis J, Durguerian A, Neveux N, Bigard X. Effects of Postexercise Protein Intake on Muscle Mass and Strength During Resistance Training: Is There an Optimal Ratio Between Fast and Slow Proteins? Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2017 Oct;27(5):448-457.

Nenhum comentário:

Postar um comentário