sexta-feira, 10 de novembro de 2017

EMAGRECIMENTO- COMO O HIIT PODE TE AJUDAR?

Paulo Gentil
Tem muita gente embirrando com HIIT e arrumando argumentos falaciosos para
contesta-lo por um simples motivo: a vaidade os leva a colocar questões pessoais aci...ma de evidências científicas e preocupações sociais.
Por exemplo, você sabia que o HIIT pode combater problemas de saúde gerados pela má alimentação? Comer mal vai muito além de estragar o shape, isso afeta fígado, prejudica ação da insulina, sobe triglicerídeos, pressão etc. Para ver se o HIIT seria benefico nesses casos, pesquisadores brasileiros submeteram ratos a 10 semanas de uma dieta normal ou rica em frutose (5 e 55% das calorias vindas da frutose, respectivamente ***carai, não confunda isso com comer fruta ou tomar suco, pelo amor da Nossa Senhora do Teamcerebro***). Em seguida, os ratos faziam HIIT ou permaneciam sem atividade por mais 8 semanas. Ou seja, eram 4 grupos: dieta normal, dieta normal+HIIT, deita rica em frutose, dieta rica em frutose+HIIT. Os treinos eram feitos com tiros de 2 minutos a 90% da vVO2max com intervalos de 1 minuto. Ao final, os grupos que fizeram HIIT tinham menor massa corporal do que os que seguiram dietas equivalentes. HIIT também melhorou a pressão arterial, teste de tolerância à glicose, glicemia, insulinemia, resistência à insulina, triglicerídeos. Além disso, os níveis de gordura no fígado caíram na casa dos 30% e houve melhora na PGC1-alfa, irisina, marcadores de biogênese mitocondrial, beta-oxidação... Ou seja, foi bom bagarai!
Interessantemente, diversos fatores ficaram similares ou até melhores para o grupo que ingeriu muita frutose e fez HIIT em comparação com os sedentários de alimentação normal. Além disso, os resultados do HIIT foram comparáveis aos obtidos por medicamentos, mas sem os efeitos colaterais e ainda acompanhados de diversos outros benefícios. Então amiguinho, ninguém é obrigado a fazer HIIT e tampouco a gostar das pessoas que estudam e indicam essa atividade. No entanto, é desonestidade (ou ignorância) negar sua eficiência e suas diversas possibilidade de uso.
PS: Espero que nenhum sacana pegue essa informação para mandar o povo encher o rabo de porcaria e fazer HIIT! Por favor, não façam isso com tio Gentil!
(Paulo Gentil)
Motta VF, Bargut TL, Aguila MB, Mandarim-de-Lacerda CA. Treating fructose-induced metabolic changes in mice with high-intensity interval training: insights in the liver, white adipose tissue, and skeletal muscle. J Appl Physiol (1985). 2017 Oct 1;123(4):699-709.

Nenhum comentário:

Postar um comentário