sexta-feira, 7 de abril de 2017

FALTA DE VONTADE, CANSAÇO, RECUPERAÇÃO LENTA, O QUE PODE SER?

Paulo Gentil
Tenho recebido muitos relatos de pessoas que se sentem cansadas, com dificuldades em treinar, desânimo, etc. Invariavelmente, elas vão a consultas e retornam co...m receitas recheadas de hormônios camuflados sob o rótulo de adaptogênicos, manipulados, modulações, tapetes mágicos hormonais, etc. No entanto, o que sempre pergunto a essas pessoas é: como estão seus hábitos? Por mais que seja batido falar nisso, existem vários fatores que podem influenciar nesses sintomas e, no final das contas, as alterações hormonais verificadas (se verificadas) serão mais ‘consequência’ do que ‘causa’ dos problemas. Nesse sentido, um detalhe pouco quantificado é o sono.
Em um estudo recente, Rae et al. (2017) procuraram verificar o quanto uma noite mal dormida afetava a recuperação de uma sessão de treino intervalado de alta intensidade (HIIT). No estudo, 16 ciclistas treinados realizaram uma sessão HIIT às 18:00 e, em seguida, tiveram uma noite normal (6,8 horas) ou reduzida (3,3 horas) de sono. A sessão envolvia 18 tiros de 1 minuto a 100% da potência alcançada no teste progressivo com 2 minutos de intervalo a 50% dessa intensidade. Os resultados de avaliações feitas após 12 e 24 horas revelaram que os atletas sentiam-se menos motivados a treinar, com mais dores musculares, mais cansados e com respostas alteradas de pressão arterial após a noite mal dormida, além terem menor potência muscular, o que indicava pior recuperação.
E não para por aí, a abstinência de sono induz catabolismo, imunossupressão, elevações de pressão arterial, além de induzir perda de massa muscular e aumento da gordura. No final das contas, se você não se recupera bem, se sente cansado, está desanimado pode ser que você precise mesmo é fazer as pazes com a cama e não começar um relacionamento com a farmácia. Mas, aconselhar a alguém a dormir não deve dar o Ibope (e nem a grana) de oferecer uma lista infinita de remedinhos, né?
Ah, nesse estudo há citação do Murilo Dáttilo com quem estarei esse domingo em um Simpósio em São Paulo. E outro nutri que trata muito bem do tema é o Felipe Nassau. Recomendo ambos para quem estiver em São Paulo e Brasília, respectivamente. Afinal, indicar gente boa, não é jabá, e sim um serviço à sociedade!
(Paulo Gentil)
Rae, D.E., Chin, T., Dikgomo, K. et al. One night of partial sleep deprivation impairs recovery from a single exercise training session. Eur J Appl Physiol (2017) 117: 699–712.

Nenhum comentário:

Postar um comentário