terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ANTIOXIDANTE

A frase de Nietzche, "aquilo que não me mata, me fortalece", também poderia ser a base do princípio da adaptação ao exercício. Os treinos causam desequilíbrio c...omo lesões nos tecidos, queda nas reservas de energia, acúmulo de metabólitos, estresse oxidativo, etc. Ao detectar essas alterações, nosso corpo busca se fortalecer para que, no futuro, sofra menos quando for exposto aos mesmos estímulos. E assim você ganha força, massa muscular, capacidade aeróbia... Ou seja, tudo começa no desgaste. Aí eu vejo um monte de gente tomando suplementos que prometem diminuir o desgaste... ué, quer moleza? Fica no sofá, jovem!
.
Como eu já havia explicado antes, os antioxidantes podem prejudicar as os ganhos nos treinos "aeróbios", pois o estresse oxidativo é justamente um dos gatilhos para as adaptações. No entanto seus efeitos na musculação ainda não haviam sido bem estudados até que saiu um artigo interessante na Journal of Physiology sobre o tema. No trabalho, pessoas treinadas receberam suplementos antioxidantes (vitamina C e E) ou placebo e praticaram musculação por 10 semanas. De acordo com os resultados, a suplementação levou a uma tendência a menores ganhos de força, sendo que no bíceps os ganhos foram menos da metade em quem tomou as vitaminas! Os ganhos de massa muscular não chegaram a ser afetados, mas houve um preocupante prejuízo na sinalização enzimática associada à hipertrofia. No final, os autores sugerem que praticantes de atividade física evitem esse tipo de suplementação porque os efeitos tendem a ser indesejáveis.
.
Enfim, o corpo precisa do estresse para se adaptar, mas a quantidade de estresse deve ser adequada, nem mais, nem menos. Após isso, basta se recuperar adequadamente e deixar que as adaptações ocorram. Simples assim! Se você não está se recuperando bem, eu tenho duas dicas para dar: treine menos e/ou descanse mais. O problema é que o pessoal exagera no volume, economiza no descanso, se alimenta mal e acha que a solução está em vitaminas, chás, detox e escambal, quando, na verdade, tudo é uma questão de ajuste entre estímulo/recuperação. Converse com um professor de Educação Física e um Nutricionista (estudiosos, por favor), do contrário você corre o risco de tentar corrigir erros no treino com erros na alimentação! Aí lasca tudo!!

(Paulo Gentil)
Paulsen G, Hamarsland H, Cumming KT, Johansen RE, Hulmi JJ, Børsheim E, Wiig H, Garthe I, Raastad T. Vitamin C and E supplementation alters protein signalling after a strength training session, but not muscle growth during 10 weeks of training. J Physiol. 2014 Dec 15;592(Pt 24):5391-408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário