sábado, 24 de janeiro de 2015

SOMATODROL

O Somatodrol diz ser um complexo ativador de hormônios que aumenta a testosterona e o GH e faz você ganhar massa muscular e perder gordura. Mas essa "novidade" ...nada mais que é uma combinação de ZMA com arginina e ornitina.
A promessa do ZMA é aumentar os níveis de testosterona, já que deficiências de zinco podem trazer prejuízos na sua produção. Mas devemos ter em mente que corrigir deficiência não tem nada a ver com usar doses suprafisiológicas para produzir níveis supranormais de hormônio. Nesse sentido, um estudo de 2009 verificou que esse tipo de suplementação pode até aumentar os níveis de zinco, mas não altera os níveis de testosterona em pessoas sem deficiência. Para fechar, em estudo de Wilborn e colaboradores a suplementação de ZMA não aumentou o anabolismo e nem alterou os ganhos de força em praticantes de musculação. Na verdade, o único estudo a sugerir que o ZMA tenha efeito positivo foi publicado em 2000 por Brilla & Conte, que era funconário da empresa que tinha patente do ZMA. Beleza, né?
Sobre a arginina e ornitina, a promessa de efeitos anabólicos pelo aumento dos níveis de GH é tão velha quanto mentirosa. Eu escrevi um texto sobre isso no GEASE há mais de 10 anos e a mentira já era velha nessa época! Em 1992, Freidel & Moore afirmam que “é questionável se aminoácidos em doses toleráveis podem promover uma resposta de GH, e se o aumento no GH será significativo em termos de estímulo de IGF-1 ou trará qualquer benefício na composição corporal ou efeito ergogênico em pessoas normais. A conclusão razoável tirada dos dados disponíveis é os que atletas não devem gastar dinheiro algum nesses suplementos”. Mais recentemente, pesquisadores franceses aumentaram os níveis de arginina e ornitina em pessoas saudáveis e verificaram que isso não altera a síntese proteica. Ou seja, era mentira há mais de 20 anos e continua sendo mentira até hoje!
Então, o que acho do Somatodrol? Uma mentira velha vendida com novas roupas.
(Paulo Gentil)
Brilla LR, Conte V. Effects of a novel zinc–magnesium formulation on hormones and strength. JEPonline. 2000 3: 26–35.
Freidel RJ & moore RJ. Ergogenic aids: clenbuterol, Ma Huang, caffeine, L-carnitine and growth hormone releasers. NSCA Journal. 1992 14(4):35-44.
Gentil P. Estimuladores da liberação de hormônio do crescimento - secretagogues (arginina e ornitina). Disponível em http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=169
Koehler K, Parr MK, Geyer H, Mester J, Schänzer W. Serum testosterone and urinary excretion of steroid hormone metabolites after administration of a high-dose zinc supplement. Eur J Clin Nutr. 2009 Jan;63(1):65-70.
Thibault R, Flet L, Vavasseur F, Lemerle M, Ferchaud-Roucher V, Picot D, Darmaun D. Oral citrulline does not affect whole body protein metabolism in healthy human volunteers: results of a prospective, randomized, double-blind, cross-over study. Clin Nutr. 2011 Dec;30(6):807-11.
Wilborn CD, Kerksick CM, Campbell BI, Taylor LW, Marcello BM, Rasmussen CJ, Greenwood MC, Almada A, Kreider RB. Effects of Zinc Magnesium Aspartate (ZMA) Supplementation on Training Adaptations and Markers of Anabolism and Catabolism. J Int Soc Sports Nutr. 2004 Dec 31;1(2):12-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário