sexta-feira, 25 de agosto de 2023

QUAL O TEMPO IDEAL PARA PERMANECER COM O MESMO TREINO?

 Importante começar com algumas verdade:

1) não há evidências que mudar treino tenha benefícios fisiológicos diretos;
2) periodização não traz melhores resultados que treino com estímulos ótimos.
E aqui alguém pergunta: "então por que devo mudar o treino?"
O primeiro ponto é que parece haver uma acomodação na maneira como treinamos, ou seja, começamos a trabalhar sempre na mesma zona de conforto. Com isso, os estímulos deixam ser bons e os resultados começam a cair. Portanto, a mudança de treino pode ser útil para te manter motivado a treinar bem. Outro ponto é que, por vezes, precisamos variar o treino para preservar alguma estrutura, como o caso dos tendões nos treinos tensionais.
Sobre a acomodação, as evidências mostram que há uma redução na resposta entre a 4 e 8 semanas, com estagnação a partir daí. Isso é mostrado, por exemplo, em um estudo de Baroni et al. (2013) no qual a hipertrofia do reto femoral foi de 7,4% nas primeiras 4sem, com ganho adicional de 2,6% na 4-8sem e de 8-12 houve tendência de perder 0,3%. Interessante que esse estudo aumentou o volume, sugerindo que devemos treinar melhor, e não treinar mais!
Sobre o segundo ponto, há boas evidências teóricas e práticas que não seja interessante manter um treino tensional por períodos superiores a 6 semanas. Na prática vemos sintomas de dores e acúmulo de dano, e isso é suportado pelas evidências de que os tecidos conectivos podem sofrer com estímulos excêntricos no longo prazo.
Concluindo, sugiro que você mude seu treino a cada 4 a 8 semanas.
Se estiver fazendo tensional, mude para metabólico. No entanto, se estiver metabólico, não há necessidade de mudar para tensional. Busque fazer mudanças que tragam mais desafios, como mudar distribuição semanal de séries, margem de repetições, velocidade, métodos, etc. Não há necessidade de variar exercícios, especialmente se eles forem ruins (tipo trocar agachamento por elevação pélvica)!
Confiram as aulas sobre Periodização, Treinos Metabólicos e Tensionais no @nerdlix_br para ver mais detalhes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário