sexta-feira, 25 de agosto de 2023

BICARBONATO DE CALCIO, UM SUPLEMENTO QUE FUNCIONA

 É difícil falar a verdade sem deixar um rastro de “viúvas” chorosas. Tem as viúvas do Marombas, que choram quando criticamos seus amados e também as dos suplementos, que odeiam saber que jogam dinheiro fora.

Apesar do conhecimento as ajudar a preservar a saúde e economizar dinheiro... as pobres viúvas são totalmente incapazes de ver os defeitos dos ditos cujos.
Mas saibam, viúvas, que algumas coisas funcionam, como o bicarbonato de sódio, uma substância alcalina (pH = 9) com capacidade de neutralizar ácidos e usado em várias situações como antiácido (tem no Sonrisal, Estomazil, Eno, etc), levedante (na culinária, pela liberação de CO2) e limpeza.
Potencialmente, ao ajudar a reduzir a acidose no músculo, algumas enzimas que atuam na transferência de energia funcionariam melhor, o que aumentaria o desempenho. De fato, vários estudos confirmam seus benefícios, incluindo uma revisão recente de Lopes-Silva & Correia Oliveira (2023).
Como estou muito legal hoje, vou até dar uma “receita de bolo”!
A maior parte dos estudos usou 0,3 a 0,5mg/kg ingeridos 60-180min antes da atividade. Como o principal efeito colateral são os desconfortos gastrointestinais, pode-se distribuir a quantidade ao longo do tempo, com doses menores a cada 30-60min. Importante destacar que ele serve para melhorar o desempenho em atividades de 30s a 10min, sendo indicado para DESEMPENHO em treinos de sprint, treinos metabólicos de musculação. Mas ele não ajuda em provas longas, treinos tensionais, sprints curtos ou na força, ok?
Agora, perceba que falo em DESEMPENHO. Na hipertrofia, por exemplo, eu teria uma ressalva pois há evidências que a acidose tenha associação com a resposta ao treino. Desse modo, eu não acharia uma boa ideia tomar para treinar. Isso seria até contraditório, pois você organiza um treino para gerar estresse metabólico e toma um suplemento para reduzi-lo??
Mas para desempenho anaeróbio ele parece ser bom, sim! Agora, por que não tem nenhum bombado com camisa de marca falando dele em podcasts? Simples, porque é barato e funciona!
Doi: 10.1080/17461391.2022.2071171

Nenhum comentário:

Postar um comentário