sexta-feira, 19 de maio de 2023

FIBROMIALGIA

 A fibromialgia é uma síndrome que envolve dores em diversas partes do corpo e comumente vem acompanhada de distúrbios no sono, fadiga, alterações de humor, prejuízos na qualidade de vida e funcionalidade. O problema acomete principalmente mulheres e seu tratamento costuma envolver medicamentos “pesados” como antidepressivos, sedativos, anticonvulsivantes e opioides. Entre as abordagens não farmacológicas, o exercício físico tem produzido resultados incríveis, inclusive tenho uma aula no @nerdflix_br em que trato o tema!

No entanto, pessoas com fibromialgia costumam ter baixa adesão aos exercícios, já que com as idas e vindas das dores fazem essas pessoas desistirem ou terem a percepção que o problema não está sendo resolvido. Mas as evidências de médio a longo prazo mostram que vale a pena insistir. Nesse sentido, Gavilán-Carrera et al. (2023) acompanharam 427 mulheres com fibromialgia por 5 anos e avaliaram seus níveis de atividade física usando acelerômetros.
Logo de cara, verificou-se que as mulheres que começavam o estudo com maiores níveis de atividade física moderada a vigorosa tinham melhor controle da dor ao longo dos 5 anos seguintes. As análises das mudanças ao longo do tempo mostraram que reduzir o tempo sedentário foi associado com menores escores de dor e maior qualidade de vida. Melhor ainda, ao aumentar a quantidade de atividade física moderada a intensa, havia menores escores de dor, seja a induzida pela pressão, seja a habitualmente sentida, além de maiores valores de qualidade de vida, especialmente na parte que se refere à função física.
Eu já tratei muitas pessoas com o problema e convivo com pessoas queridas que tem fibromialgia. Sei que não é fácil lidar com a dor e sei que o problema é complexo. No entanto, entendam que parar só vai piorar as coisas. Se estiver em crise, adapte o treino e saiba que isso passará e, quanto antes, você deve retomar os exercícios, sem impor limitações prévias. Para saber mais, olha a aula no @nerdflix_br pois lá explico tudo, desde o básico até como treinar da melhor maneira.
Todas as reações:
Neida Bortoncello

Nenhum comentário:

Postar um comentário