sábado, 6 de maio de 2023

COMO O EXERCÍCIO MELHORA A SUA GENÉTICA

 Calma aí, não estou querendo dizer que o exercício promove mutações no seu DNA, mas trago algumas notícias muito boas para quem pratica atividade física sobre epigenética.

👉Epigenética se refere a influências ambientais na expressão dos genes, normalmente mediadas pela metilação. Ou seja, a adição de um radical metil ao código genético pode alterar o funcionamento de um gene. Por exemplo, você pode ter um gene que o deixe propenso a ser obeso, mas pode ser que você “desligue” esse gene o transfira “deligado” para seus filhos.
Dito isso, vamos a um estudo de Rodrigues et al. (2023) no qual 45 mulheres (50-70 anos) fizeram exercício (combinação de aeróbio e musculação) por 14 semanas e tiveram mais de 850.000 locais de seu DNA analisados. Como resultado dos treinos houve redução na pressão arterial, triglicerídeos sanguíneos, aumento no condicionamento físico e qualidade de vida. Além disso, as 14 semanas de bons hábitos levaram à mudança na metilação de mais de 800 locais do DNA, os quais estão associados a diversas questões importantes como processos catabólicos, inflamação e sinalização de insulina.
🤔Explicando melhor...
O estudo mostrou que apenas 14 semanas de treino em mulheres de meia idade e idosas foram capazes de promover melhoras em diversos marcadores de saúde. Mais do que isso, esse curto período promoveu modificações importantes no funcionamento dos genes.
Aqui vão algumas implicações importantes:
1) se você pensa em ter filhos, pense que o exercício será bom para eles também pois essas mudanças são transmitidas.
2) as mudanças ocorrem mesmo após um tempo relativamente curto e podem explicar coisas como a “memória muscular”.
3) uma genética ruim não pode ser desculpa, já que o próprio funcionamento dos genes é modificado pelo treino.
O artigo estará no meu grupo do Telegram, vocês podem entrar pelo link nos meus destaques. E, caso tenham dúvidas e sugestões, comente aqui!
DOI: 10.1152/japplphysiol.00237.2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário