sexta-feira, 19 de maio de 2023

FALTA TREINO OU FALTA HORMÔNIO?

 Hoje vou aproveitar para tratar 2 temas muito importantes: testosterona e câncer. Uma das terapias mais comuns em pacientes com câncer de próstata é a supressão da testosterona, visto que o hormônio tem associação com o crescimento do tumor. Somando a supressão hormonal com o efeito catabólico da doença, outras terapias e as alterações psicológicas e nutricionais, é comum encontrarmos perda de força e massa muscular nos pacientes oncológicos. E aqui surgem as questões do post de hoje:

1) como reverter o quadro?
2) Seria possível ganhos de força e massa muscular, mesmo com testosterona zerada?
Um estudo de Houben et al. (2023) colocou 60 homens com câncer de próstata e em tratamento de supressão de testosterona para fazer musculação por 20 semanas. O tamanho dos músculos foi medido por tomografia computadorizada e a força por 1 repetição máxima. Só gostaria de lembrar que a idade média era superior a 70 anos, quase metade tinha metástase e vários receberam radioterapia e quimioterapia durante o estudo. Os resultados revelaram aumentos na massa muscular e na força: o quadríceps cresceu ~3% e a força no leg press uns 20%.
Agora vem as reflexões...
1. O exercício é essencial para pessoas que passaram pelo tratamento ou estão em tratamento de câncer. Os ganhos de funcionalidade e massa muscular são importantes para reduzir risco de mortalidade e aumentar a qualidade de vida, além de haver evidências sobre redução na proliferação de células de câncer (veja aulas no @‌nerdflix_br )
2. Se uma pessoa idosa, com câncer, metástase, fazendo quimio, rádio e com testosterona suprimida consegue ganhar força e massa muscular, será que você ainda vai acreditar que as pequenas variações são um grande problema? Ou será que isso não passa de uma desculpinha para tomar bomba e mascarar os maus hábitos? Ah, tenho também aula sobre hormônios no @‌nerdflix_br
Reflitam aí sobre os 2 pontos e lembrem-se do post que fiz com @‌thebianchirocks sobre a proibição do uso de hormônios para melhorar estética e aumentar o desempenho! Quem desejar ler o artigo, olha no meu grupo do Telegram!
DOI: 10.1249/MSS.000000000000309

Nenhum comentário:

Postar um comentário