terça-feira, 17 de maio de 2022

FRAQUEZA MUSCULAR AUMENTA EM 85% O RISCO DE TER PROBLEMAS DE JOELHOS

 Uma coisa que incomoda ao extremo é receber perguntas do tipo “o que devo evitar para pessoas com problemas de joelhos?”. Essa lógica absurda foi disseminada por charlatões, que plantam o pânico para vender soluções, que envolvem um monte de restrições, avaliações inúteis e exercícios toscos! Tal abordagem acentua o medo, por si só, é associado com dores e inatividade. A inatividade, por sua vez, gera fraqueza, que é outra fonte importante de dores e perdas funcionais.

.
Vou dar aqui um exemplo. Øiestad et al. (2022) realizaram uma meta-análise com um total de 46.819 pessoas acompanhadas por pelo menos 2 anos e inicialmente avaliadas para força de extensores de joelhos. O objetivo foi verificar o quanto a fraqueza muscular estaria associada a um maior risco de osteoartrite em homens e mulheres. De acordo com os resultados, um homem com quadríceps fraco tem um risco 43% maior de desenvolver osteoartrite sintomática. Nas mulheres, a coisa foi pior, com aumento de 85% do risco!! Olha isso e entenda porque recomendo cuidado com picaretas que vendem cursos de avaliações, testes e correções que vem resultam em intervenções ineficientes e cinesiofobia. E aí vem a mentalidade que o importante é saber “o que evitar”, quando na verdade, a preocupação deveria ser em fortalecer e combater o medo.
.
Se algum dia alguém perguntar “o que evitar” responda que são duas coisas: “medo e inatividade”. Vire a chave de sua mentalidade e comece a empregar o fortalecimento muscular como estratégia preventiva e terapêutica em seus alunos! Recomendo fortemente que assistam as aulas que trato de Joelhos e de Terrorismo Biomecânico no @nerdflix_br (https://nerdflix.paulogentil.com/
). Com elas, tenho certeza que você terá muito mais segurança e eficiência em suas prescrições!! Corre lá, pois a assinatura custa apenas R$24,9 por mês e você terá acesso ilimitado a quase 200 aulas e milhares de artigos!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Øiestad BE, Juhl CB, Culvenor AG, Berg B, Thorlund JB. Knee extensor muscle weakness is a risk factor for the development of knee osteoarthritis: an updated systematic review and meta-analysis including 46 819 men and women. Br J Sports Med. 2022 Mar;56(6):349-355. doi: 10.1136/bjsports-2021-104861. Epub 2021 Dec 16. PMID: 34916210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário