terça-feira, 17 de maio de 2022

BENEFICIOS DA DIETA VEGANA PARA ATLETAS

 As dietas baseadas em plantas podem envolver diferentes níveis de restrições. Desde as mais estritas, como a vegana, até a mais permissivas, que cortam apenas um tipo de carne. Recentemente, pesquisadores canadenses (Shaw et al., 2022) trouxeram informações valiosas sobre o uso de tais dietas em atletas, com uma análise científica dos seus efeitos. Com relação à saúde, os autores esclarecem que uma dieta baseada em plantas pode ser tanto boa quanto ruim, dependendo da qualidades dos alimentos. Por exemplo, se a dieta for baseada em alimentos integrais e naturais, será boa; mas se for baseada em alimentos processados, será ruim. A quantidade de fibras também é outro fator importante. Trocar um bife por aveia é uma coisa, trocar por maltodextrina é outra.

.
Outro ponto relevante é o equilíbrio, para que não haja carência nutricional. Por exemplo, componentes que são potencialmente benéficos, como fibras, fitatos e taninos podem atrapalhar a absorção de nutrientes. No caso de atletas, há também pontos sensíveis, como a oferta de ferro, vitamina B12, cálcio, vitamina D, zinco e creatina. Os autores destacam ainda a importância de ingerir proteína em quantidade e qualidade adequadas, bem como cuidar para não falta calorias e gorduras boas, já que essas dietas costumam ter baixa densidade calórica e ser pobres em alguns tipos de gorduras.
.
No final, os cuidados que se deve tomar com as dietas baseada em plantas não são muito diferentes de uma dieta normal. Portanto, caso você resolva adotar uma dieta baseada em plantas, independente do nível de restrição, é muito importante buscar um nutricionista para assegurar que ela trará os benefícios esperados sem trazer prejuízos indesejados na sua saúde e desempenho.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Shaw, K.A., Zello, G.A., Rodgers, C.D. et al. Benefits of a plant-based diet and considerations for the athlete. Eur J Appl Physiol 122, 1163–1178 (2022). https://doi.org/10.1007/s00421-022-04902-w

Nenhum comentário:

Postar um comentário