terça-feira, 6 de outubro de 2020

SUPLEMENTO DA MODA VS RESULTADOS

 POR FELIPE NASSAU:

HMB talvez um dos suplementos mais controversos. Isso talvez tenha relação com ele funcionar mais que esteroides anabolizantes se o estudo for financiado pela indústria (WILSON, 2014). Os ganhos de massa muscular foram de 7,4kg com uma perda de 5,4kg de gordura em 4 meses. Estudos com doses absurdas de testosterona por 5 meses apresentaram ganho de 8,9kg de massa muscular com perda de apenas 2kg de gordura (BHASIN, 1996)

.
Porém, esse estudo foi replicado na USP utilizando o mesmo protocolo, matéria prima e dosagem (TRITOO, 2018) e nele infelizmente, os resultados do HMB foram “tímidos”. Ou seja, parece que os resultados precisam de um empurrãozinho de conflito de interesses para $urgirem.
.
O mesmo problema acontece com estudos conduzidos por pesquisadores mundialmente conhecidos onde o HMB teria aumentado em 40% a massa muscular (mais de 20kg) dos participantes e reduzido também a massa gorda em 40% (KRAEMER, 2009). Resultado improvável de atingir mesmo com combinações cavalares de drogas anabolizantes. E esses resultados entram em conflitos com estudos consagrados e revisões sistemáticas sobre o HMB que apontam que os resultados são estatisticamente pouco significantes e visualmente invisíveis (JAKUBOWSKI, 2020 / GEPNER, 2018).
.
Quem tiver a curiosidade de ler o estudo de WILSON, verá que ele foi publicado num dos periódicos mais importantes do mundo e verão também a façanha de conseguir que todos os desvios-padrão do estudo ficarem perfeitamente iguais em tudo. Como pode haver tanta coincidência?
.
Há trabalhos mostrando ganhos discretos de força em iniciantes, o que não é visto em pessoas treinadas. É o melhor que dá pra falar do HMB.
.
O HMB é um retrato do cuidado que devemos ter ao dizer que algo funciona só porque um estudo atestou. A gente torce para que tudo seja um mal entendido ou erros de digitação. Mas é bom focar nos estudos sem conflito de interesse e nos estudos maiores pra você não fazer papel de trouxa.
.
P/ AGENDAR: link da bio ou diga “Oi” no DIRECT
.
Aquele abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário