terça-feira, 20 de outubro de 2020

COMO TER BENEFICIOS NO TREINO COM PESO CORPORAL EM TODAS AS IDADES

 A Educação Física vem deixando de ser supérflua e começa a assumir um papel importante na prevenção e tratamento de doenças. A musculação vai se afastando do estereótipo estético desmiolado para ser uma ferramenta importante para os mais diversos públicos, como os idosos. Junto com isso, o conhecimento nos mostra que musculação transcende os ambientes tradicionais e pode ser feita elásticos, pequenos implementos, sem carga ou com peso corporal.

.
Em estudo com colegas do Chile e Inglaterra, colocamos idosas (65-80 anos) para treinar com o peso corporal por 12 semanas. Os exercícios eram: sentar e levantar, flexão plantar, levantar e andar por 3m e flexão de joelhos em pé. Todos foram realizados com 3 séries e intensidade/complexidade progressivas. Um grupo fazia os exercícios com o máximo de velocidade na concêntrica e excêntrica controlada, enquanto o outro controlava a velocidade nas duas fases. Você deve pensar que para uma pessoa idosa qualquer coisa serve, né? Nada disso! Só houve melhoras funcionais para quem treinou em alta velocidade, o que pode ser devido ao maior recrutamento e estímulos de unidades motoras rápidas, conforme explico na aula de idosos no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/, link no perfil). Ou seja, é preciso compensar a falta de carga com o controle de outras variáveis, como a velocidade, mas também podemos manipular esforço, ajustes biomecânicos, intervalos, quantidade de repetições, etc. Ou seja, com conhecimento, podemos treinar praticamente qualquer pessoa em qualquer lugar. Como dizermos na @franquiapersonall: o material mais importante para um bom treino é o cérebro!
.
Adoro esse tipo de estudo! Penso nos idosos que podemos ajudar, nos meus familiares e em mim no futuro! Estudos assim ampliam nossas possibilidades para ajudar o máximo de pessoas nas mais diversas circunstâncias. Agora, se você é do tipo que olha um estudo desses e só pensa se um maromba vai ficar grande... sinto muito. Ah, e quem achar que treinos com peso corporal não servem para nada, peço que conversem com a turma da calistenia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário