quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

FAÇA ATIVIDADE FISICA MAS FAÇA DIREITO

Paulo Gentil

A coisa está caótica! São médicos pilantras dando bomba descaradamente para seus pacientes com finalidades deploráveis, são pessoas sem formação dando consultor...ias sobre dieta e atividade física, são usuários hipócritas querendo puxar pessoas para o mesmo buraco, etc. Então, vou tentar clarear um pouco o ambiente com uma informação do bem, produzida por pessoas sérias.
.
Existem diversas evidências de que o sedentarismo pode trazer diversos malefícios e, dentre eles, está o ganho de peso. Por conta disso, a recomendação é que se adote um estilo de vida mais ativo. No entanto, vemos um monte de gente andando, correndo, pedalando ou mesmo malhando que não consegue perder um mísero quilo. E aí, basta sair do sofá? Em artigo publicado recentemente, um grupo de pesquisadores do qual faz parte o Ramirez-Velez (que estará aqui no Brasil em breve) procurou verificar os reais efeitos da diminuição do sedentarismo na redução da gordura. A análise envolveu um total de 7.351 jovens e, de acordo com os resultados, substituir o sedentarismo por atividades físicas de baixa intensidade não melhorava a composição corporal. Por outro lado, os que passavam a fazer atividades de intensidade moderada a alta conseguiam desembuchar.
.
Você vai ver toneladas de exemplos disso a sua volta, basta olhar calçadões, parques ou mesmo esteiras de academias e ver a quantidade de gente que não emagrece. Então fica a reflexão de que, mais importante do que fazer algo, é fazer algo bem-feito. Se você tem a possibilidade de treinar sob supervisão, ótimo! Mas, independente disso, você pode buscar várias formas simples de intensificar seu treino. Por exemplo, se você caminha um trecho, tente faze-lo mais rápido. Se você caminha por tempo, tente percorrer uma distância maior. Se está difícil manter a velocidade mais alta, intercale trechos acelerados com trechos mais lentos. Se não dá para correr, pedale. Se não dá para correr nem pedalar, suba escada. Se não dá para usar as pernas, faça algo com os braços. Mas, independentemente de onde e como você for se exercitar, lembre-se de fazer bem-feito, pois um esforço meia-boca, trará um resultado meia boca.
.
Quem quiser ir ao Simpósio Internacional de Brasília, dia 5 de maio, para ouvir o Ramirez-Velez de perto pode obter informações em http://www.paulogentil.com/?page_id=742 e aproveitar os preços promocionais.

(Paulo Gentil)
García-Hermoso A, Saavedra JM, Ramírez-Vélez R, Ekelund U, Del Pozo-Cruz B. Reallocating sedentary time to moderate-to-vigorous physical activity but not to light-intensity physical activity is effective to reduce adiposity among youths: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2017 Sep;18(9):1088-1095.

Nenhum comentário:

Postar um comentário