sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

GANHE MUSCULO E PERCA GORDURA, MAS NÃO ESQUEÇA O CEREBRO

Existem estudos comprovando que os esteroides anabolizantes promovem perda de gordura, aumentos de força e massa muscular, mesmo na ausência de controle rigoros...o de treinos e dietas. Ou seja, é possível conquistar melhorias estéticas com treinos ruins, deitas meia-boca e... muito veneno. De fato, basta analisar algumas práticas como suplementação de BCAA, supino para miolo do peito, leg de ladinho, glúteo com caneleiras, aeróbio em jejum, etc. e vemos que só mesmo com gasolina aditivada para tanta coisa ruim resultar num “shape” bacana (antes que falem bobagem, não estou falando de uma medalha olímpica e sim de um selfie). Então, o questionamento que surge é: se a Ciência fosse usada, será que os resultados não seriam melhores ou então se conseguiria os mesmos resultados usando menos drogas?
Essa temática foi abordada em alguns estudos do grupo (Gentil, 2015; Gentil et al., 2017, Viana et al. 2017) e o que nos chamou a atenção é que, para “secar”, muitos fisiculturistas aumentam a dosagem de esteroides a ainda assim perdem massa muscular, o que parece ser devido à combinação de volume exagerado de treino com alimentação restritiva. Veja o paradoxo, usa-se hormônios com uma dieta hipercalórica para ganhar músculo, mas ganha-se gordura. Depois, usa-se hormônio em uma dieta restritiva para perder gordura, mas pede-se músculo.
O que as pesquisas sugerem é que, se houvesse menor volume de treino, com uma dieta mais equilibrada, a perda de gordura ocorreria de maneira mais gradual sem haver perda de massa muscular. Trocando em miúdos, a dica para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura é aderir aos exercícios mais intensos, com baixo volume e adotar uma dieta equilibrada, sem exageros tanto na hora de aumentar quanto de restringir calorias e nutrientes. Simples assim! Nada de radicalismo ou extremismos, pois, no final das contas, isso pode trazer mais prejuízos que benefícios.
O artigo do Ricardo Viana está disponível gratuitamente pelo ao final do texto.
PS: Quem quiser tomar muito hormônio e fazer dieta restritiva, seja feliz. A dica é apenas para quem usa a cabeça para algo mais do que separar as orelhas.
(Paulo Gentil)
Gentil P, de Lira CAB, Paoli A, Dos Santos JAB, da Silva RDT, Junior JRP, da Silva EP, Magosso RF. Nutrition, Pharmacological and Training Strategies Adopted by Six Bodybuilders: Case Report and Critical Review. Eur J Transl Myol. 2017 Mar 24;27(1):6247. doi: 10.4081/ejtm.2017.6247 (https://www.researchgate.net/…/315681968_Nutrition_Pharmaco…).
Gentil P. A nutrition and conditioning intervention for natural bodybuilding contest preparation: observations and suggestions. J Int Soc Sports Nutr. 2015 Dec 21;12:50.
Viana, R.; Gentil, P.; Brasileiro, E.; Pimentel, G.; Vancini, R.; Andrade, M.; de Lira, C High Resistance Training Volume and Low Caloric and Protein Intake Are Associated with Detrimental Alterations in Body Composition of an Amateur Bodybuilder Using Anabolic Steroids: A Case Report. J. Funct. Morphol. Kinesiol. 2017, 2, 37. (https://www.researchgate.net/…/320377675_High_Resistance_Tr…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário