sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

LEITE AJUDA NA RECUPERAÇÃO PÓS TREINO

Após um exercício intenso, é comum ocorrerem microlesões. Apesar delas estarem associadas a algumas adaptações positivas (e apesar de nos tornarmos tão masoquis...tas ao ponto de ficar preocupados quando não sentimos as deliciosas dores do dia seguinte), muitas vezes ela tem repercussões indesejadas, como é o caso da perda de performance. Por esse motivo, é comum buscar estratégias para acelerar a recuperação, especialmente as nutricionais.
.
Pensando nisso Cockburn et al. (2012) resolveram esculhambar geral! Os ingleses simplesmente colocaram competidores de várias modalidades, tanto individuais quanto coletivas, para fazer 6 séries de 10 repetições máximas de flexão de joelhos no aparelho isocinético, com 90 segundos de intervalo entre elas. Depois disso, eles deram leite para os pobres coitados! Para surpresa geral, eles não apenas sobreviveram, mas a ingestão de leite teve o potencial de acelerar a recuperação após o treino, fazendo com que a performance voltasse mais rápido aos seus valores iniciais e os marcadores de dano muscular diminuíssem. Como diria Niestsche “aquilo que não me mata, me faz mais forte”!?
.
E agora, vamos colocar leite nas coqueteleiras? Veja bem... a real é que o leite fornece carboidratos, proteínas e gorduras, nada demais e também nada de menos. No final, é apenas um alimento que pode ser usado tranquilamente quando não houver contraindicações. Sei que você vai ouvir que leite é coisa do Tinhoso e que você deve abomina-lo, mas é de boa tomar hormônios. Claro que isso é uma imbecilidade, mas o chato não é uma pessoa formada falar isso, chato é você ter mais de 100 bilhões de neurônios e acreditar nesse tipo de gente!
.
Sei que vai aparecer algum abençoado falando que o estudo foi feito com leite e, de acordo com fontes seguras, o que tomamos não é leite e sim um composto maligno feito por duendes cor-de-rosa nos porões da toca do Coelho da Páscoa. Mas, até descobrir onde fica essa fábrica maligna, eu diria que, a menos que você tenha algum tipo de alergia ou intolerância, não acharia nem um pouco estranho se seu nutricionista colocasse leite em suas refeições pós-treino.

(Paulo Gentil)
Cockburn E, Robson-Ansley P, Hayes PR, Stevenson E. Effect of volume of milk consumed on the attenuation of exercise-induced muscle damage. Eur J Appl Physiol. 2012 Sep;112(9):3187-94.

Nenhum comentário:

Postar um comentário