sexta-feira, 8 de setembro de 2023

MENOPAUSA

 A menopausa é caracterizada pela redução da produção e liberação dos hormônios femininos, leia-se estrogênio e progesterona. Com isso, muitas funções e estruturas são afetadas, como acúmulo de gordura, síntese proteica, calcificação dos ossos, circulação, metabolismo de glicose etc.

O resultado é o risco aumentado de osteoporose, obesidade, sarcopenia, diabetes, hipertensão e problemas de saúde mental. Para combater o problema, algumas intervenções vem sendo propostas, como a reposição hormonal.
Lembrando que a “reposição” de testosterona não existe, conforme já expliquei, pois as mulheres nunca tiveram quantidades relevantes de testosterona e a menopausa é associada com AUMENTO, não diminuição, do andrógeno livre.
Sobre os hormônios femininos, há realmente algumas evidências positivas, no entanto, há pessoas para quem os efeitos colaterais não compensam. Pensando nisso, Hulteen et al. (2023) conduziram um estudo para avaliar se o exercício pode ajudar, intitulado “Mudanças negativas na saúde durante a menopausa: o papel da atividade física”.
Os autores destacam que há intervenções não farmacológicas que podem ser úteis, mas podem piorar outros aspectos. Por exemplo: uma dieta restritiva pode ajudar a emagrecer, mas pode prejudicar ossos e músculos. Com isso os autores vão passando sobre tópicos específicos, como composição corporal (músculo e gordura), sensibilidade à insulina (risco de diabetes e pré diabetes), saúde óssea (osteoporose) e saúde vascular (hipertensão, rigidez arterial...) e mostram que o exercício pode ser um ótimo remédio. Além dos fatores mais conhecidos eles também trazem outros que são pouco falados, mas que os exercício ajuda de maneira importante, como sono e fatores psicossociais, pois o exercício ajuda a combater insônia, ansiedade, depressão e estresse. E o mais importante, é que os efeitos dos exercícios em todos esses aspectos são iguais ou melhores do que os efeitos dos remédios e hormônios.
Veja que coisa boa, esse remédio ajudar a curar basicamente todos os problemas e não tem efeitos colaterais! Bora passar adiante!!
Doi: 10.1055/a-2003-9406

Nenhum comentário:

Postar um comentário