sexta-feira, 8 de setembro de 2023

LESÕES NO CROSSFIT, POR QUÊ?

 A resposta é simples... porque fazem, né? Hahahah!

🤪
Deixando a zoeira de lado, um grupo de pesquisadores publicou uma interessante análise sobre fatores que são ou não associados a um maior risco de lesões no Crossfit. Desse modo, quem optar por praticar e, principalmente, quem trabalha com a modalidade poderá reduzir os riscos.
Dentre os fatores que tem associação mais consistente estão as questões de mudança na carga e experiência, sugerindo que iniciantes se lesionam mais, bem como os que mudam a carga. Dentre os fatores que parecem aumentar o risco, mas ainda são controversos, estão:
✅ser mais velho
✅ser homem e ter uma lesão prévia.
Há outros, como histórico em outros esportes, massa corporal, envolvimento do treinador, alongar, fazer exercícios preparatórios ou ter bom resultados nos testes “funcionais”.
Aliás, esses últimos confirmam algo já sabido por quem estuda: alongamentos, mobilidade e testes funcionais são inúteis, como eu explico na aula sobre terrorismo biomecânico no Nerdflix.
Enfim, o Crossfit é uma modalidade que atrai muita gente pelo seu dinamismo. Por mais que as análises de perfil do praticante mostre quem há pouca preocupação com lesão, é interessante adotar o máximo de medidas para tornar a prática mais segura, sem descaracterizar a modalidade.
Quanto a mim, sigo na musculação e prefiro me arriscar no snowboard, skate, futebol, artes marciais, etc.
Caso queiram, enviarei o artigo para meu grupo do Telegram (o link está nos Destaques)
Doi: 10.1055/a-1953-6317
Todas as reações:
Lena Etzberger

Nenhum comentário:

Postar um comentário