sexta-feira, 19 de março de 2021

TESTES GENETICOS, QUAL UTILIDADE?

 Quem nunca ouviu a “desculpa” da genética? Estou engordando? Genética! Não consigo hipertrofiar? Genética! Aproveitando isso, algumas pessoas estão vendendo testes genéticos para desvendar seu potencial e realizar prescrições individualizadas. Será?

.
Me envolvi com pesquisas genéticas durante muito tempo. Vários pesquisadores fizeram isso por acreditar que a genética possuía papel central nas adaptações ao treino. A meta era desenhar treinos e prever resultados a partir da análise feitas em um fio de cabelo, por exemplo!
.
No entanto, depois de anos de trabalho, chegamos à conclusão que não dava para atribuir à genética o papel comumente esperado. As pesquisas realizadas em diversas partes do Mundo nos fizeram concluir de que, salvo raras exceções, as atitudes importavam muito mais do que se imagina. Mais ainda, a epigenética mostrou que estímulos ambientais podem modificar a forma como seus genes se expressam e essas mudanças são transmitidas para seus filhos. Exemplificando, você pode ter predisposição genética para engordar, mas se você se alimentar bem e fizer exercícios corretamente, você "silenciará" esse gene e ajudará seus filhos a não manifestar essa predisposição.
.
Sobre os testes genéticos, vou dar exemplo de estudo recente com atletas de nível olímpico que comparou o escore de endurance (68 variações genéticas) e força-potência (48 variações) com não atletas (Pickering & Kiely, 2021). Diversos não atletas tiveram escores genéticos maiores que os atletas de alto nível e, para piorar, atletas de força e potência tiveram maiores escores genéticos de endurance do que os próprios atletas de endurance! Mesmo quando os atletas possuíam escores genéticos favoráveis, eles estavam dentro do desvio padrão. No final, os autores concluem que testes genéticos dificilmente identificariam o potencial de atletas... E a galera pagando uma nota por uns testes mequetrefes e prescrições fantasiosas, hein!
.
Então, antes de colocar a culpa na genética, coloque a mão na consciência e pense: você está fazendo sua parte?
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Pickering C, Kiely J. Can Genetic Testing Predict Talent? A Case Study of 5 Elite Athletes. Int J Sports Physiol Perform. 2020 Dec 3:1-6. doi: 10.1123/ijspp.2019-0543. Epub ahead of print. PMID: 33271500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário