sexta-feira, 19 de março de 2021

COMER APOS O TREINO É IMPORTANTE ?

 Uma das maiores felicidades que tenho hoje é trabalhar em equipes multidisciplinares e ter contato com profissionais de outras áreas, como Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Medicina. Nessa linha, vemos que o cuidado do ser humano sempre envolve muitas questões complexas que interagem e cooperam. Nas aulas sobre Diabetes (confere em https://nerdflix.paulogentil.com

, link no perfil), eu fale bastante sobre a doença, seus riscos e seus tratamentos. No entanto, existem algo que é muito importante ficar claro: a importância do seu comportamento!
.
Nesse sentido sabemos que exercício e alimentação devem andar lado a lado! Por exemplo, um dos mecanismos por meio do qual o exercício influencia o controle glicêmico é pela depleção de glicogênio. Ao gastar suas reservas, você ativa mecanismos de absorção que fazem com que você retire mais glicose do sangue para repor os estoques.
.
Muitas vezes, a gente dá dicas cheias de boa vontade, seguindo a lógica e acabamos cagando tudo! Por exemplo, costumamos dizer para as pessoas comerem carboidratos para repor energia logo após os treinos. Olha só a merda! Black et al. (2005) colocaram pessoas para se exercitarem até gastar 500kcal e compararam duas situações: permanecendo em déficit ou repondo essas 500kcal após o treino. Os resultados revelaram que, quando havia o déficit, ocorria melhora no metabolismo de glicose por pelo menos 24h após o treino, com redução dos níveis de insulina. Já quando havia a reposição imediata, o metabolismo não melhorava. Ou seja, uma simples dica anulou os efeitos positivos do exercício no metabolismo de glicose. Isso seria péssimo não apenas para diabéticos, mas também para pessoas com síndrome metabólica, resistência à insulina e provavelmente para quem tem deseja melhorar o metabolismo para facilitar o emagrecimento.
.
Como dizia aquela música horrorosa: cada um no seu quadrado. Até podemos estudar e entender outras áreas, mas é bom deixar a prescrição para quem a estuda de fato e tem habilitação para isso, ok?
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
.
Black et al. (2005). Improved insulin action following short-term exercise training: role of energy and carbohydrate balance. J Appl Physiol (1985). 2005 Dec;99(6):2285-93. doi: 10.1152/japplphysiol.00291.2005. Epub 2005 Aug 4. PMID: 16081626.

Nenhum comentário:

Postar um comentário