sexta-feira, 10 de agosto de 2018

SUPLEMENTOS DE PROTEÍNA, VOCE ESTA FAZENDO ISSO CERTO?

Nos estudos sobre suplementação de proteínas, normalmente é feito um controle para que a única diferença entre os grupos seja a proteína fornecida. Mas, na vida... real as coisas são diferentes. Muitas vezes a proteína ingerida acaba ocupando o espaço de uma refeição e, no final das contas, pode haver compensação na ingestão calórica ou mesmo proteica quando um suplemento é inserido da dieta. Um estudo de Mallard et al. (2014) comparou uma situação na qual homens treinados tomavam um suplemento a base de whey contendo 30g de proteínas com um achocolatado contendo 10g de proteínas (Milo da Nestlé). Dessa forma, a situação do estudo ficou parecida com a vista pela maioria das pessoas: os suplementos são ingeridos, mas a dieta não é controlada. Para minimizar o efeito das diferenças individuais, todos os participantes foram testados nas duas situações, que duraram duas semanas. Os resultados mostraram que a quantidade total de proteínas ingeridas foi a mesma entre os grupos, ou seja, quando o suplemento foi inserido, houve diminuição da ingestão de proteínas pela alimentação. E olha que isso foi feito inconscientemente, pois os participantes não sabiam o que estava tomando!
A vantagem do suplemento é que o total de calorias ingeridas foi menor, o que não deixaria os dois equivalentes caso o objetivo fosse diminuir a quantidade de calorias na dieta! Mas, em termos de ingestão proteica, o estudo mostra que quem está tomando suplementos hipertroteicos sem controlar a dieta pode estar tendo o mesmo benefício que se estivesse tomando um Nescau da vida! Não porque os dois são nutricionalmente iguais, mas porque a alimentação, como um todo, pode não mudar da maneira desejada.
Então a mensagem é a seguinte. Em primeiro lugar, procure um nutricionista para saber se é mesmo necessário aumentar sua ingestão proteica. Depois veja se esse aumento precisa ser feito pela suplementação. Do contrário, você pode estar gastando dinheiro a toa!
PS: não estou falando que Nescau e Whey são iguais, carai! Apenas destacando que suplementos não necessariamente farão que sua alimentação seja melhor!
(Paulo Gentil)
Mallard AR, McLay-Cooke RT, Rehrer NJ. Protein supplements: do they alter dietary intakes? Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2014 Jun;24(3):333-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário