sábado, 23 de abril de 2016

USO DE CINTOS PODE CAUSAR DORES NA COLUNA

A preparação da galera para ir à academia lembra minha infância. Nas peladas às vezes aparecia um moleque vestido com uniforme oficial do seu time, short acima ...do umbigo, chuteira lustrada, meião levantado, caneleira de titanium... e invariavelmente o jovem não tinha a menor intimidade com a bola!
Assim como bater pelada, fazer musculação era algo simples, mas agora tem uns jovens que mais parecem terem sido arrumados pela vó para ir à academia! São faixas, luvas, roupas especiais, ganchos, tênis astronauticos, coqueteleiras, e, claro, o cinto pélvico! Mas treino que é bom...
Sobre o cinto pélvico, muito os usam para proteger a coluna, por acreditar que o acessório diminuiria a sobrecarga na região lombar. No entanto, não é isso que a ciência nos diz. Um estudo conduzido por pesquisadores alemães (Siewe et al., 2011) analisou a incidência de lesões em levantadores de peso, bem como os fatores a ela associados e verificou que o uso de cinto pélvico aumenta a incidência de lesões na coluna lombar em longo prazo. Isso ocorre porque, segundo os autores, a utilização dos cintos diminui a ativação dos músculos do abdômen e das costas, levando ao seu enfraquecimento. Ou seja, o cinto pode até causar sensação de segurança na hora da sua utilização, mas gerará um desequilibrio muscular em longo prazo, e músculo enfraquecido resulta em maior sobrecarga nos seus ossos e articulações.
É importante que se entenda que o músculo não deve ser protegido e sim estimulado adequadamente. Portanto, a melhor forma de se proteger contra problemas de coluna não é usando artifícios externos, e sim treinando com a técnica correta.
(Paulo Gentil)
Siewe J, Rudat J, Röllinghoff M, Schlegel UJ, Eysel P, Michael JW. Injuries and overuse syndromes in powerlifting. Int J Sports Med. 2011 Sep;32(9):703-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário