sábado, 27 de junho de 2015

MUSCULAÇÃO EM IDOSOS

Até quem não é da área de Educação Física sabe que é importante que idosos realizem treinamento de força. Dentre os diferentes resultados, preservação da massa óssea e aumento da massa muscular se destacam. Por outro lado, alguém que inicia um programa de exercícios tem interesse em saber quando aparecerão os resultados decorrentes da prática! E foi exatamente isto que um trabalho realizado por brasileiros respondeu acerca do treinamento de força para idosos:

1) Organizados em 2 grupos, experimental e controle, 14 pessoas com ~60,3 anos participaram do estudo.

2) A intervenção teve duração de 10 semanas (20 sessões), com 2 sessões semanais para o grupo que foi alocado como intervenção.

3) O grupo intervenção treinou no exercício LEG PRESS 45°, com carga que iniciou a 70% de 1RM e chegou a 805 de 1RM na 5ª semana. Foram realizadas 4 séries de 10 repetições, com recuperações de 1 min entre elas.

4) A hipertrofia do vasto lateral foi medida via ressonância magnética e com ultrassonografia, esta última foi realizada semanalmente.

Os pesquisadores observaram aumento da força superior a 40% apenas no grupo intervenção, e o aumento da massa muscular (via ressonância) também só ocorreu no grupo intervenção, com uma elevação de 8,4%. Para quem quiser saber, não houve diferenças entre US e MRI.

O mais importante do estudo? Os resultados de hipertrofia começaram a aparecer APENAS após a semana de número 9. Ou seja, UMA semana antes do término da intervenção. #UFA.

Então é isto, um treino tradicional de 4x10@80%1RM:1min gera hipertrofia muscular no quadríceps de idosos, mas estes resultados só foram aparentes após a 9ª semana. Talvez, outros métodos de treinamento possam gerar resultados mais precoces, mas fica a dica de fechar objetivos de hipertrofia que considerem, pelo menos, 9 semanas de prática... Claro, se for realizado apenas um único exercício para membros inferiores, e com este protocolo citado.
(fabricio boscolo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário