terça-feira, 30 de junho de 2015

BASES INSTAVEIS


Os treinos com o uso de equipamentos que causam uma instabilidade, como o bosu, a bola suíça, o disco e a tábua de equilíbrio, são cada vez mais praticados em academias e ao ar livre. Mas, além de serem diferentes, existe alguma outra justificativa para seu uso?.
.

Se o objetivo for ganho de força e hipertrofia, devemos entender que a execução de treinos, sobre uma superfície instável, pode causar a diminuição da produção de força e, assim, limitar a carga máxima utilizada durante o exercício. (1,2,3).
.

Então serve para o equilíbrio? Sim, vai melhorar essa função, mas no equipamento utilizado - princípio da especificidade. Não foi encontrado nenhum estudo mostrando que há evidência de melhora dessa habilidade para outro padrão de movimento e ocorreram falhas quando tentaram demonstrar essa transferência (4).
.

E para o core? Para treiná-lo, realmente, o uso de superfícies instáveis tem sido documentado (5). Mas não são essenciais. Existem outras escolhas, como é o caso de exercícios em pé e unilateral, que apresentam maior ativação desses músculos quando comparados à instabilidade (6,7,8). Até exercícios básicos de musculação, utilizando peso livre, podem ser efetivos para esse objetivo (9).
.

Então qual é a recomendação para o uso de instabilidade? Pode ser útil em fases de recuperação de lesão, onde há necessidade de redução de cargas (10). Já para quem treina musculação – e não tem nenhuma limitação –, não vejo necessidade do uso de tal prática!(elton Lopes)
#intensebodycenter #teinointeligente #teamcerebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário