quarta-feira, 10 de junho de 2015

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Vejo treinos enormes, exercícios absurdos e todo tipo de maluquice sendo feita com o objetivo de melhorar os resultados na musculação. Na verdade, se as pessoas estudassem um pouco mais e tivessem um pouco de bom senso veriam que nada disso é necessário. Por meio da aplicação de conhecimentos básicos, podemos modificar pequenos detalhes para trazer mais intensidade nos treinos que modificarão absurdamente os nossos resultados.
Em um estudo recente, pesquisadores de Londrina d...ividiram homens jovens em um grupo controle e outros dois que praticaram musculação. O treinos envolviam 3 séries de 12 repetições submáximas com 75% da carga de 1RM, na cadeira extensora. Um dos grupos seguiu esse protocolo enquanto o outro mudou apenas um pequeno detalhe, fez uma série máxima com 20% da carga no começo do treino.
Ao final das 8 semanas, o grupo que fez a série máxima ganhou 44% de força, contra 26% do outro grupo. Com relação aos ganhos de massa muscular, medidos por ressonância magnética, os resultados foram mais de 50% maiores para o grupo que fez a série máxima. Então, recapitulando, dois grupos realizaram 3x12 submáximas, mas um fez uma série máxima no começo do treino e isso levou a mais ganhos de força e massa muscular!
Não estou dizendo que você precisa levar todas as séries ao máximo (apesar de eu fazer isso e achar a melhor solução para quem quer ter muito resultado e dispõe de pouco tempo), mas quero dizer que para ter mais resultados você não deve aumentar suas séries e muito menos fazer muitos exercícios. Ao invés disso, procure explorar mais seu potencial, treinando até a falha em algumas de suas séries. Progressivamente, você se acostumará com o conceito de intensidade e verá, naturalmente, que precisa de muito menos quantidade do que acreditava e que, na verdade, a diferença está em "como" você faz e não em "quanto".
(Paulo Gentil)
Aguiar AF, Buzzachera CF, Pereira RM, Sanches VC, Januário RB, da Silva RA, Rabelo LM, de Oliveira Gil AW. A single set of exhaustive exercise before resistance training improves muscular performance in young men. Eur J Appl Physiol. 2015 Jul;115(7):1589-99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário