sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ESTUDO VERIFICA MAIOR QUANTIDADE DE AMINOÁCIDOS NO SANGUE APÓS TOMAR SUPLEMENTOS, MAS...

 Por uma questão de praticidade, ou mesmo de eficiência, é comum buscar suplementos alimentares a base de proteínas. Sobre eficiência, o suposto benefício de ingerir aminoácidos isolados é que eles são digeridos e absorvidos com mais facilidade e aparecem mais rápido no sangue. Com isso, supostamente haveria melhor aproveitamento para os processos anabólicos.

.
Para testar a hipótese, pesquisadores holandeses compararam os efeitos de ingerir leite ou aminoácidos isolados, ambos totalizando 30g de proteína e contendo a mesma quantidade de aminoácidos (Weijzen et al., 2022). Os participantes (12 homens e 12 mulheres) chegavam após uma noite em jejum e tiram amostras de sangue e músculo coletadas de 2 horas antes até 6 horas após a ingestão de leite ou aminoácidos isolados.
.
Os resultados revelaram que os aminoácidos isolados promoveram elevações maiores e mais rápidas nos níveis de insulina e de diversos aminoácidos, como leucina e fenilalanina! Então, baseado nesses dados, se justificaria usar os suplementos com aminoácidos isolados. Entretanto, a síntese proteica no músculo não diferiu entre as situações. Para ser mais claro, os valores de síntese proteica no músculo nas 6 horas seguintes à ingestão foram 0,053 para suplemento e 0,051%/hora para leite.
.
Como assim? Aparecem mais aminoácidos no sangue, mas não há mais construção de músculo? Simples, o corpo possui uma capacidade limitada de construir proteínas e entregar uma quantidade maior que isso não faria diferença. Vou tentar exemplificar. Imagina que você tem uma pizzaria e 10 entregadores que carregam 5 pizzas cada. Ao produzir 50 pizzas, você satura sua quantidade de entrega, certo? Portanto, de nada adianta aparecer com 500 pizzas, pois esse excedente seria desperdiçado. Ia estragar ou esfriar!
.
Então, coma comida de verdade com quantidades adequadas de proteína e terá aminoácidos suficientes para fazer seus músculos crescerem, sem necessidade de suplementos.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
doi: 10.1093/jn/nxab305. PMID: 34642762; PMCID: PMC8754581.

Nenhum comentário:

Postar um comentário