quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

MUSCULAÇÃO E CRIANÇAS

·


Sei que minha opinião está sendo pedida devido a um caso concreto, mas não tenho como e nem quero julgar ninguém (até porque nem conheço o caso), então vai minh...a opinião GERAL sobre o tema.
A prática de musculação é recomendada pelas principais associações pediátricas e de Saúde do Mundo, por prevenir diversas patologias e introduzir hábitos saudáveis, melhorando a alimentação e induzindo um estilo de vida mais ativo. A crença que atrapalharia o crescimento é um mito baseado em dados de crianças desnutridas que carregavam pesos (como chineses que trabalhavam em minas de carvão) e na análise de determinados esportes (como a ginástica olímpica). Com relação à segurança, as lesões na prática sistematizada são centenas de vezes menores que no futebol, por exemplo. Aliás, estudos mostram que jovens atletas que fazem musculação sofrem menos lesões e se recuperam mais rápido que os demais.
Agora sai o Doutor e entra o pai do Paulinho, Dindo de Caio, Bia e Nicole e animador de festas infantis nas horas vagas. A musculação é ótima em termos fisiológicos, mas não substitui as atividades características da idade que, além da parte motora, trabalharão criatividade, socialização, resolução de conflitos, etc. Além disso, a "cultura fitness" em volta da musculação por vezes é ignorante e perigosa. Ela levou diversas pessoas a transtornos dismórficos, como anorexia e vigorexia, e crianças e adolescentes são especialmente sensíveis. Portanto devemos ter cuidado para não transferir nossos desejos e frustrações para elas. É preciso ficar claro que usar a musculação como um meio de promoção à saúde é uma coisa, enfiar uma criança em um ambiente de valores distorcidos, é outra! Existe uma enorme diferença entre criança saudável e criança "fitness".
Enfim, meu filho fará exercício resistido (aliás, já faz com 1 ano de idade), pois considero isso uma ferramenta para promover um melhor desenvolvimento dele como ser humano e facilitar sua interação com o Mundo; MAS NÃO SERÁ SEU MUNDO!
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário