quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PAO BRANCO X PAO INTEGRAL, O QUE DIZEM OS ESTUDOS?

Não sei quanto a vocês, mas uma das coisas que mais me doem é restringir a ingestão de pão... Oh saudades da minha adolescência, em que eu comia 6 pães quentinh...os com a manteiga derretendo... Ops, foco! Vamos lá, uma opção que tem sido feita para não termos que abandonar de vez o pão é substituir o branco pelo integrais e/ou com cereais e várias são as alegações para isso, no entanto, é sempre bom conferir o que a Ciênica diz sobre o tema e, nesse caso, um estudo publicado no Journal of Nutrition pode ajudar.
No estudo espanhol, 30 adultos jovens foram testados após café da manhã contendo 1) pão cheio de frescura (sem açúcar, com cereais, frutas cristalizadas, fibras, e coisa e tal) e 2) pão branco com margarina e geleia; ambos com a mesma quantidade de calorias. Quatro horas após o café, os participantes comeram espaguete a bolonhesa a até se sentirem saciados, esquema boca livre (bacana esse estudo, hein!?).
De acordo com os resultados, o pão com cereais trouxe mais sensação de saciedade, apesar de a quantidade de espaguete ingerida ter sido similar nas duas situações. Com relação aos exames de sangue, foi verificado que realmente o pão branco gera maiores picos de glicose e de insulina. Como essas elevações estão associadas ao ganho de peso e a problemas de saúde, realmente, a substituição se mostrou benéfica.
No entanto, se jogar nos pães com cereais ou integrais, converse com um nutricionista, pois mesmo ele deve ser ingerido na quantidade e momento adequados. O fato de ganhar do pão branco não o transforma na melhor coisa do Mundo. Além disso, tem muito pão pagando de integral por aí, mas não é lá essas coisas. Alertado por amigos nutricionistas, eu olhei uns rótulos e fiquei impressionado ao ver que a maioria ou não tem farinha integral ou a misturam na farinha normal; sem contar os que colocam gordura vegetal hidrogenada, tem cereais apenas na casca e tudo o mais.
PS: Se que ninguém vai descobrir os benefícios do pão francês?!?! Me ajuda aí, vai!
(Paulo Gentil)
Gonzalez-Anton C, Lopez-Millan B, Rico MC, Sanchez-Rodriguez E, Ruiz-Lopez MD, Gil A, Mesa MD. An enriched, cereal-based bread affects appetite ratings and glycemic, insulinemic, and gastrointestinal hormone responses in healthy adults in a randomized, controlled trial. J Nutr. 2015 Feb;145(2):231-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário