sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FRIO OU CALOR


FRIO OU CALOR?

 

O QUE É TRATAMENTO FRIO OU CALOR?

                TODA VEZ QUE SOFREMOS UM TRAUMATISMO FÍSICO, O PRIMEIRO SINAL É A DOR. A DOR  EVITA QUE CONTINUEMOS A TRAUMATIZAR A REGIÃO E CONSEQUENTEMENTE DIMINUI OS EFEITOS DA LESÃO(INFLAMAÇÃO). NOSSO CORPO APRESENTA RECEPTORES NERVOSOS QUE SÃO ESTIMULADOS QUANDO OCORRE O TRAUMA E CAUSAM A DOR. ALGUMAS SUBSTÂNCIAS SÃO LIBERADAS NA HORA DA LESÃO E LEVAM A UM AUMENTO NO CALIBRE DO VASO SANGUINEO. A CONSEQUENCIA DISTO É O APARECIMENTO DO INCHAÇO(EDEMA, AUMENTO DO CALOR LOCAL E A VERMELHIDÃO (HIPEREMIA). ESTES SINAIS  SÃO CONHECIDOS COMO PROCESSO INFLAMATÓRIO.

 

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

                O COMBATE A ESTE PROCESSO INFLAMATÓRIO ATRAVÉS DO GELO (CRIOTERAPIA) , OCORRE PELO RESFRIAMENTO DO LOCAL LESIONADO OCORRENDO UMA DIMINUIÇÃO DO METABILISMO LOCAL ASSIM COMO DO SANGRAMENTO E DO HEMATOMA ATRAVÉS DA CONSTRIÇÃO DO VASO SANGUINEO RESULTANDO NA DIMINUIÇÃO DO INCHAÇO.  A DOR DIMINUI DEVIDO AO BLOQUEIO DOS INPULSOS DOLOROSOS EMITIDOS PELOS RECEPTORES NERVOSOS LOCAIS. A TEMPERATURA LOCAL APÓS A COMPRESSA FRIA DEPENDERÁ DO TEMPO DE APLICAÇÃO, A ÁREA APLICADA E TEMPERATURA DA COMPRESSA. DE UMA FORMA GERAL O FRIO É O TRATAMENTO DE ESCOLHA PARA OS TRAUMAS AGUDOS(ATÉ 72HS DO TRAUMA) OU CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA. COLOCAMOS COMPRESSA FRIA Á TEMPERATURA DE 5 A 10 GRAUS , DURANTE 15 MINUTOS COM INTERVALO DE 1 HORA. O FRIO NÃO TEM EFEITO EM PROCESSOS INFLAMATÓRIOS CRÔNICOS. HÁ VÁRIOS MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE FRIO CMO MASSAGEM COM GELO, IMERSÃO , BOLSA DE GEL , FRIO QUIMICO, ETC.

                O TRATAMENTO COM USO DE CALOR LOCAL OU TERMOTERAPIA É MELHOR INDICADO NA FASE DE REABILITAÇÃO PÓS TRAUMÁTICA. SUA ANALGESIA É DEVIDO Á DIMINUIÇÃO DOS IMPULSOS NERVOSOS QUE ESTIMULAM A DOR, POR UM AUMENTO DA IRRIGAÇÃO SANGUINEA LOCAL E MELHORA DO ESPASMO MUSCULAR, DO MOVIMENTO ARTICULAR E FLEXIBILIDADE. O CALOR SUPERFICIAL É FEITO ATRAVÉS DE BOLSAS TÉRMICAS (AGUA OU GEL) , A FORMA MAIS FÁCIL E CORRIQUEIRA DE APLICAÇÃO DE CALOR       . DEVERÁ SER USADO DURANTE APROXIMADAMENTE TRINTA MINUTOS E SUA TEMPERATURA NÃO DEVERÁ SER SUPERIOR Á DA AGUA DE UM BANHO QUENTE DE CHUVEIRO. JÁ O CALOR PROFUNDO É FEITO ATRAVÉS DE APARELHOS DE ULTRA SOM E ONDAS CURTAS E DEVERÁ SER SUPERVISIONADO POR MÉDICO E FISIOTERAPEUTA.

 

 

O CONTRASTE

                OS BANHOS DE CONTRASTE COM FRIO E CALOR SÃO BASTANTE EMPREGADOS NAS RECUPERAÇÕES  DE FRATURAS E LESÕES LIGAMENTARES, NUMA FASE TARDIA. AS AÇÕES VASODILATADORAS DO CALOR E VASOCONSTRITORAS DO FRIO , ALTERNADAS , AJUDAM A DIMINUIR O PROCESSO INFLAMATÓRIO E O INCHAÇO.

 

DICAS

TANTO O USO DE CALOR QUANTO O DO FRIO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS(SENSIBILIDADE) , VASCULARES OU PSIQUICAS , DEVE SER SUPERVISIONADO POR MÉDICO POIS DO CONTRÁRIO PODERÃO OCORRER LESO~ES LOCAIS GRAVES E DE DIFÍCIL TRATAMENTO.

 

AUTOR

                Dr JOÃO DE CARVALHO NETO ( ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário