sexta-feira, 21 de abril de 2023

QUAIS MÚSCULOS SÃO MAIS FÁCIL DE PERDER E COMO EVITAR ISSO?

 Quando paramos de treinar, quando envelhecemos e, principalmente, uma combinação de ambos sofremos uma progressiva perda de massa muscular.

Alguns músculos vão embora mais fácil que outros e, para esclarecer quais músculos apresentam a maior queda ao longo do tempo, Naruse et al. (2023) revisaram dados de 47 estudos que avaliaram o tamanho dos músculos por ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ultrassom.
De acordo com os resultados, o envelhecimento gera as maiores perdas no quadríceps, onde chegamos a perder mais de 30% de nossa massa muscular. 😳
Por outro lado, em músculos como o sóleo a perda é de apenas 6%.
Ao analisar os músculos que mais perdemos podemos fazer algumas 3 observações interessantes, que certamente farão vocês lembrarem das aulas sobre idosos no @‌nerdflix_br (que não for assinante, corre e garanta sua vaga por apenas R$24,90. O link está na bio e no final desse post!)
1️⃣ Os músculos perdidos são essenciais para funções importantes, que também são perdidas com a idade, como levantar de uma cadeira, subir escadas ou mesmo andar.
2️⃣Os músculos mais perdidos são os que possuem mais fibras rápidas, enquanto os mais preservados são os que possuem mais fibras lentas.
3️⃣Juntando os dois acima, chegamos à terceira, e que explico melhor no Nerdflix. A perda de músculo e fibras tipo 2 é associada ao desuso e pode ser revertida com o treino, tanto que a resposta de idosos aos treinos parece ser similar a dos jovens. Mas para isso ocorrer devemos tanto usar exercícios que estimulem esses músculos (como agachamento) e protocolos que estimulem as fibras rápidas (carga altas, velocidade altas ou esforços altos). Ou seja, treino com exercício básicos e de alta intensidade são vitais para idosos!
📱O artigo estará no meu grupo do Telegram, vocês podem entrar pelo link nos meus destaques.
Assine o nerdflix agora! Link 👉https://nerdflix.paulogentil.com/
doi:10.1152/japplphysiol.00768.2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário