sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

HIPERTROFIA X SALTOS

Quando vejo o povo pulando no meio dos treinos de hipertrofia, me questiono de onde saem essas coisas?! Os saltos até são interessantes para promover melhoras n...a potência, e podem até gerar um pequeno grau de hipertrofia, mas não são os mais indicados para quem deseja ganhar massa muscular, pois seu regime de trabalho envolve uma contração curta (de frações de segundos) seguida por um período relativamente longo sem atividade.
Além disso, no salto a ênfase é dada nos ângulos de 90 graus para cima, justamente os ângulos em que há menor recrutamento e se oferece os piores estímulos para glúteos e quadríceps. Ou seja, é ruim em termos biomecânicos e fisiológicos! Então, qual a ideia? Não diga que é "funcional". Pois não sei vocês, mas ficar pulando no mesmo lugar não é uma função que eu precise muito na minha vida... Além disso, a aterrissagem dos saltos promove uma elevada tensão no ligamento cruzado anterior, e sabe-se que as mulheres são mais de 5 vezes mais propensas a sofrer lesões nesse ligamento em relação aos homens. Ou seja, é muito coisa que se arrisca pra pouca coisa que se ganha!
“Ah Paulo e se eu saltar após um exercício de perna?”. Jovem, na boa, se você consegue saltar após um exercício de perna… você NÃO treina perna de verdade! Aí virão os sentimentalistas falarem que arde, queima ou nãoseimaisoque. Ah, quer sentir dor na coxa, vai brincar de Antonio Nunes com o pessoal do Pânico (haha, lembra dessa?). No final das contas, se pular fosse bom para hipertrofia, eu fechava minha academia e abria um estúdio de amarelinha!
E sei que os saltos têm mil utilidades, mas não estou discutindo para que serve o salto e sim discutindo que ele não é bom recurso para treinos de hipertrofia! HI PER TRO FIA! E até concordo que nem tudo na vida é hipertrofia... mas esse post é!
PS: quer apostar como virão os analfabetos funcionais falarem que estou afirmando que o salto não serve para nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário