quarta-feira, 16 de julho de 2014

MUSCULAÇÃO E AERÓBIO.... A ORDEM IMPORTA?

Musculação e aeróbio: a ordem importa?

Muita gente questiona se é melhor fazer musculação antes ou depois dos aeróbios. A minha pergunta normalmente é “por que fazer o aeróbio?”, se a pessoa achar que essa é a única opção para emagrecer, então, nem precisa continuar. Agora, se ela for apaixonada pela atividade, então vamos adiante!

Em um estudo de 8 semanas conduzido por Patrick Davitt, mulheres... não treinadas foram divididas em dois grupos, um grupo fazia musculação antes do aeróbio e outro fazia a ordem inversa. Os treinos foram realizados 4 vezes por semana, os aeróbios envolviam 30’ de atividade entre 70-80% da FC de reserva e a musculação envolvia 5-6 exercícios com 3 séries de 8-12 repetições. Ao final do estudo, não houve diferenças entre os grupos para as alterações nos ganhos de força, na capacidade aeróbia e nem nos ganhos de massa magra.

É importante ressaltar que um estudo do grande Eduardo Cadore (sem dúvidas o maior estudioso de treinamento concorrente do Brasil e, na minha opinião, um dos maiores do Mundo), idosos tiveram comprometimento dos ganhos de força quando o aeróbio foi feito antes da musculação.

Então, pessoal, para a maioria das pessoas a ordem entre aeróbios e musculação fará pouca diferença no final das contas. No entanto, temos que levar em conta questões práticas, como o cansaço gerado pela primeira atividade, o horário das aulas que a pessoa gosta de fazer, o incômodo em fazer a atividade após transpirar, etc. Enfim, se o aeróbio está sendo feito porque a pessoa se sente bem, então a escolha da ordem seguirá a mesma lógica!!

(Paulo Gentil)

Cadore EL, Izquierdo M, Pinto SS, Alberton CL, Pinto RS, Baroni BM, Vaz MA, Lanferdini FJ, Radaelli R, González-Izal M, Bottaro M, Kruel LF. Neuromuscular adaptations to concurrent training in the elderly: effects of intrasession exercise sequence. Age (Dordr). 2013 Jun;35(3):891-903.
Davitt PM, Pellegrino JK, Schanzer JR, Tjionas H, Arent SM. The effects of a combined resistance training and endurance exercise program in inactive college female subjects: does order matter? J Strength Cond Res. 2014 Jul;28(7):1937-45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário