sexta-feira, 25 de julho de 2014

REPOSIÇÃO HORMONAL???

Reposicao hormonal ???????
Quando escrevi sobre as alterações de voz nas “musas” e sua possível associação com o uso de testosterona, me fizeram diversas perguntas, uma delas era sobre o vídeo que gerou a polêmica, motivo pelo qual postei um pedaço dele. Não sei se a... pessoa do vídeo (ou qualquer outra que ficou com a voz estranha) tomou testosterona, apenas sei que um dos efeitos colaterais da testosterona é a alteração na voz, conforme já havia falado. A outra pergunta era sobre modulação ou “reposição” hormonal (entre aspas mesmo). As pessoas queriam saber basicamente se isso traria os mesmos problemas que tomar bomba. E a resposta é sim, pois isso é tomar bomba, a diferença é que quem prescreve não é o marombeiro, mas um cara de jaleco.

Devemos lembrar que existem valores de referência para as taxas hormonais e uma reposição só deve existir se os valores estiverem fora da normalidade! Se os valores estão normais, não é reposição. Por isso alguns usam o termo modulação, a qual nem ao menos é reconhecida pela Ciência, pois a simples ideia de dar doses "suplementares" de hormônios para melhorar estética e performance é considerada antiética.

Devemos entender que a maioria das drogas foi elaborada para repor os níveis de testosterona em homens, que produzem de 5 a 7mg/dia do hormônio. Uma mulher produz de 0,2 a 0,4 mg/dia, portanto, é muito difícil usar testosterona em mulheres pois mesmo as menores doses das drogas mais fracas farão elas terem níveis hormonais de homens, e poderão induzir masculinização, com crescimento de pelos, agravamento da voz, etc.

No final das contas, independente da forma que se tome ou do nome que se dê, se está simplesmente tomando bomba, com todos os riscos que isso acarreta. É como dizia um grande amigo “não existe almoço grátis”…

PS: e nada de sensualizar indevidamente, pois isso nada tem a ver terapias hormonais prescritas por médicos especializados, em situações clínicas!!

(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário