sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GH

GH pra "crescer"... tá certíssimo!

O hormônio do crescimento (popularmente chamado GH) tem um importante papel no crescimento de crianças e adolescentes, mas atualmente seu maior uso é entre a rapaziada que busca melhorar o shape. Mas sab...e de uma coisa? Isso é uma baita enrolação! Já falei sobre seu papel no emagrecimento anteriormente e agora falo sobre o ganho de massa muscular. Em uma revisão publicada no British Journal of Sports Medicne, Rennie concluiu que "em adultos saudáveis, o GH não constroi músculo" (Rennie, 2004). Eu também publiquei uma revisão na qual concluímos claramente que GH não favorece o ganho de massa muscular em pessoas saudáveis que fazem musculação (Gentil et al., 2005)! Isso acontece porque o GH estimula a síntese proteica nos tendões e cartilagens, mas não no músculo, conforme verificado em um estudo de Simon Doessing publicado em 2010!

Esse aumento de tecidos não-contráteis somado à retenção hídrica é quem promove os pequenos ganhos de massa magra vistos nos estudos, mas sem aumentar força ou a massa muscular. Pior ainda, o abuso do GH tem consequências negativas bem verificadas, como elevação da pressão arterial, resistência à insulina e dores articulares. Além de sair caro!!

Apesar da deficiência de GH poder afetar negativamente a composição corporal, o excesso também tem um efeito negativo. Portanto, os extemos vistos em casos clínicos não são uma boa referência de análise. Com relação ao que acontece na "vida real", a alegação comum é que participantes de concurso de beleza tomam doses massivas de GH, no entanto, deve-se ter em mente que eles não tomam apenas isso, o que torna difícil definir o efeito real dessa substância. Ainda que houvesse algum efeito, a análise de custo benefício dos participantes desses concursos não se aplica à maioria da população. Nesses casos, 500g a mais ou menos no dia da comppetição podem significar a vitória para uma pessoa com mais de 100kg, o que justificaria se arriscar em uma intervenção de alguns milhares de reais. No entanto, para a maior parte das pessoas, é um custo muito elevado a se pagar para alterar 0,5% de sua massa corporal. Para a maioria das pessoas, existem muitas alternativas mais baratas e seguras antes de se apelar ao GH.

Mas, então, porque o GH é inserido nessas "dietas hormonais", ou terapias de rejuvenescimento? Simples: DINHEIRO. A inserção dele vai elevar consideravelmente o preço da "terapia", ou você acha que alguém pagaria uma fortuna ao cara de jaleco para fazer um ciclo de Deca Durabolin?

(Paulo Gentil)

Doessing S, Heinemeier KM, Holm L, Mackey AL, Schjerling P, Rennie M, Smith K, Reitelseder S, Kappelgaard AM, Rasmussen MH, Flyvbjerg A, Kjaer M. Growth hormone stimulates the collagen synthesis in human tendon and skeletal muscle without affecting myofibrillar protein synthesis. J Physiol. 2010 588(Pt 2):341-51
Gentil P, Oliveira E, López RA. Growth hormone as an ergogenic aid to resistance training: a brief review. Lecturas: Educación física y deportes. 2005 84
Rennie MJ. Claims for the anabolic effects of growth hormone: a case of the emperor's new clothes? Br J Sports Med. 2003 37(2):100-5.
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário