terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ALGO CIENTIFICO SOBRE FAIXAS NOS JOELHOS E AGACHAMENTO

Algo cientifico sobre faixas nos joelhos e agachamento

Minhas academias se tornaram ilhas onde as modas dificilmente entram, aí fico sem saber de muitas "novidades", como a popularização das faixas nos joelhos... Mas, em minhas viagens e nas redes sociais, vi que algumas pessoas têm usado as faixas, especialmente nos agachamentos, e quase sempre o motivo é "proteger os joelhos".

Vamos entender uma coisa, existem várias estruturas e processos que visa...m dar estabilidade aos joelhos. E o fortalecimento deles ocorre naturalmente junto com os ganhos de força e massa muscular, desde que sejam fornecidos os estímulos adequados. Mas o problema é que as faixas fazem parte do trabalho de estabilização, o que pode levar à acomodação e aumentar eventuais desequilíbrios. Além disso, conforme verificado por Jason Lake em pessoas treinadas, as faixas absorvem energia na fase excêntrica, e a devolvem na fase concêntrica, o que facilita o movimento, além de alterar o padrão de motor, com redução principalmente do trabalho de extensão de quadril (i.e. glúteo). No final das contas, pode-se até pegar mais peso, mas se trabalha menos músculos! Para eventos de força isso pode ser bom, mas não para o trabalho de hipertrofia, cujo objetivo é justamente gerar sobrecarrega.

Finalizo com as orientações de Lake ao recomendar que as faixas não devem ser usadas durante o processo de fortalecimento e, caso haja insegurança com relação aos joelhos, o problema deve ser avaliado e tratado ao invés de contar com um recurso artificial, que pode exacerbar as causas do problema. O resumo é: 1) se você tem um problema trate-o em vez de mascara-lo. 2) se busca hipertrofia, busque formas de fazer seu músculo trabalhar mais, e não menos.

(Paulo Gentil)

Lake JP, Carden PJ, Shorter KA. Wearing knee wraps affects mechanical output and performance characteristics of back squat exercise. J Strength Cond Res. 2012 Oct;26(10):2844-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário