sexta-feira, 1 de novembro de 2024

EFEITOS DA MUSCULAÇÃO NA PRESSÃO ARTERIAL

Estudo brasileiro desenvolvido na USP investigou os efeitos da musculação na pressão arterial de hipertensos grau 1.
.
O estudo contou com a participação de pessoas com pressão alta, todas de meia-idade, que interromperam o uso de medicamentos durante 6 semanas. Após 12 semanas de treino, com 3 séries de 12 repetições a 60% do máximo, os voluntários deixaram de ser hipertensos, ou seja, a pressão caiu para níveis normais, pré- hipertensivos.
.
O mais interessante é que esses benefícios de uma pressão mais baixa foram mantidos por 4 semanas após o término do treinamento, mesmo sem a prática de exercícios. Isso demonstra a eficácia da musculação como uma alternativa para o controle da hipertensão.
.
Conclusão: a musculação de intensidade moderada se mostrou uma estratégia eficaz para reduzir e manter baixos os níveis de pressão arterial em hipertensos, mesmo sem o uso de medicamentos. Obviamente, mantenha sempre o acompanhamento com seu médico, pois só ele poderá avaliar todas as variáveis envolvidas para tomar a melhor decisão.
.
Fonte: Chronic conventional resistance exercise reduces blood pressure in stage 1 hypertensive men. J Strength Cond Res. 2012 Apr;26(4):1122-9. doi: 10.1519/JSC.0b013e31822dfc5e. PMID: 22126975

Nenhum comentário:

Postar um comentário