A perda de massa e força muscular está diretamente relacionada ao envelhecimento. Estudo de 2023 da Universidade de Stanford aponta que o enfraquecimento dos músculos pode começar já durante os 30 anos de idade. Mas, mesmo com um início que pode ser considerado prematuro, o declínio muscular se acentua a partir dos 50 anos e a cada década, o percentual de perda aumenta, chegando a 8% na faixa dos 70 anos.
.
Quando se observa a força muscular, a diminuição tende a ser ainda mais acentuada com a idade. Se com 50 anos, a estimativa é que o percentual de perda seja de 4%, com 70 anos, esse valor chega a 12%. Apesar de a idade ser determinante no enfraquecimento dos músculos, outros fatores também podem contribuir para a perda muscular:
.
Falta de atividade física;
Dieta pobre em proteínas;
Alterações hormonais - a diminuição da produção de hormônios anabólicos (por exemplo, hormônios do crescimento e testosterona) e o aumento de hormônios catabólicos (por exemplo, cortisol) podem afetar características a vitaminas e a manutenção de proteínas musculares;
Doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares crônicas e condições inflamatórias;
Uso de medicamentos-corticosteroides e alguns tipos de medicamentos para tratamento de doenças crônicas podem ter efeitos colaterais que são benéficos para a perda muscular;
Traumas e lesões - lesões graves, cirurgias ou períodos prolongados de imobilização devido a problemas de saúde podem levar à atrofia muscular.
Se faltou alguma favor colocar nos comentários.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário