sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O QUE REALMENTE FAZ VOCÊ EMAGRECER?

Paulo Gentil

Emagrecimento é um tema complicado. Vemos pessoas comendo pouco e engordando, outras emagrecendo sem grandes restrições, algumas se matando na academia para nad...a, há as que conseguem grandes mudanças em pouco tempo... Ainda estamos engatinhando na compreensão do fenômeno, algumas ideias eu trago no meu livro de Emagrecimento e outras ainda estão surgindo. Em um estudo bem interessante Lima et al. (2017) acompanharam quase 700 crianças por 7 anos para entender quais variáveis estariam relacionadas à gordura corporal.
.
De acordo com os resultados fazer atividade física não foi associado com a gordura! Por outro lado, a competência motora e a capacidade cardiorrespiratória (VO2pico) foram os principais modeladores da gordura corporal, sendo que ambos também mediavam a associação da prática de atividades físicas com a gordura. Ou seja, não adianta praticar atividades físicas, é preciso ganhar condicionamento se quiser emagrecer. Muito legal saber disso se pensarmos nas crianças, pois a obesidade vem aumentando absurdamente nos pequenos e muito disso está associado às diversões terem se tornado mais sedentárias. Pô, antes o castigo era obrigar os pequenos a ficarem em casa. Agora, o castigo é tirar o jogo eletrônico da molecada!
.
Mas a reflexão também vale para os adultos. Por exemplo, de que adianta ficar horas na esteira, se essa intensidade não promove nenhum tipo de melhoria? Sem falar da galera que enrola tanto nas aulas, que é mais fácil ganhar um Oscar do que perder um quilo! Manter-se fisicamente ativo é extremamente importante por diversos fatores, mas lembre-se que não adianta fazer por fazer. Coloque a mão na consciência e pense se você realmente tem melhorado. Sua velocidade aumentou? Está conseguindo pedalar com mais carga? Cumprindo a mesma distância em menos tempo? Se nada estiver mudando, não espere conseguir bons resultados no emagrecimento tampouco. Lembre-se que ao “enrolar” você não engana seus colegas ou professores, mas sim a você mesmo!
.
Lembrando que alguns dos maiores nomes do Mundo nessa área estarão em Brasília dia 5/5, informações em http://www.paulogentil.com/?page_id=742 com a @cefisafisio
(Paulo Gentil)
Lima RA, Pfeiffer KA, Bugge A, Møller NC, Andersen LB, Stodden DF. Motor competence and cardiorespiratory fitness have greater influence on body fatness than physical activity across time. Scand J Med Sci Sports. 2017 Dec;27(12):1638-1647.

Nenhum comentário:

Postar um comentário