terça-feira, 28 de julho de 2015

MENOS INVENÇÃO E MAIS CIENCIA

A busca pelos exercícios milagrosos para glúteos leva à criação recriação de diversos exercícios. Esse invencionismo descontrolado (re)trouxe à tona a elevação ...de quadril, um exercício que pode ter diversas aplicações interessantes, mas vem sendo feito das formas mais diferentes e bizarras com o objetivo de hipertrofiar os glúteos. Com a ajuda do Boxer, vamos frisar três pontos:
1) maiores ganhos de força e massa muscular ocorrem nos trabalhos em grandes amplitudes, mas... esse movimento inicia com um ângulo de ~135 graus entre a coxa e o tronco e termina com 180, ou seja, apenas 45 graus de amplitude! Em movimentos como agachamento e leg press, pode-se descer até o joelho quase tocar o tronco, gerando uma amplitude pelo menos 3 x maior!!
2) ângulos próximos ao alongamento causam mais microlesões, o que favorece os ganhos de força e massa muscular, mas... o exercício praticamente não promove alongamento do glúteo máximo e, para piorar, o ponto de alongamento é um ponto de descanso, no qual praticamente não há trabalho dos glúteos.
3) um exercício deve acionar os músculos que se deseja trabalhar, mas... os estudos sobre o tema destacam a ação dos eretores da espinha e multifídeo na elevação de quadril. E isso piora quando se coloca a sobrecarga sobre a barriga, porque se induz a flexão de tronco, sobrecarregando ainda mais os eretores da espinha.
Enfim, não adianta colocar peso na barriga, dar umbigada no Smith e nem pedir para alguém pisar em você, pois esse não é um exercício bom para glúteos! Dica para trabalhar bem os glúteos? Exercícios básicos, como agachamento, leg press, afundo, levantamento terra... Mais ciência, menos invenção!

(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário