quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PROMESSAS X VERDADES

Recebo diversas mensagens querendo saber sobre os programas que prometem emagrecer, perder barriga e/ou acabar com a celulite. Como são muitos (e pra evitar dar... ibope para charlatães), vou fazer uma abordagem geral, e deixarei que a carapuça caia onde deve.
Quem usa frases como “choque na gordura”, “melhores exercícios para secar barriga”, “treino para derreter a gordura”, “adeus celulite” nem deveria ser levado à sério. Não existem coisas como dar choque ou derreter gordura, a menos que você seja eletrocutado ou caia numa fogueira. Além disso, os exercícios e treinos dos programas têm um trabalho ridículo em relação às abordagens conhecidas. Sobre os 2485669 “melhor” exercício para perder barriga, não há como direcionar o treino dessa forma, pois mesmo os indícios para perda de gordura localizada são nas extremidades e não no abdome. A celulite, por sua vez, envolve problemas circulatórios, estruturais e/ou inflamatórios que de forma alguma são combatidos de maneira diferenciada por NENHUM desses programas toscos.
As pegadinhas normalmente são programas vendidos pela web que podem ser feitos em casa. No entanto, não há como eles produzirem os efeitos prometidos devido a limitações biomecânicas e fisiológicas. E você até pode treinar em casa de forma séria, mas terá que conseguir meios de aumentar a intensidade, do contrário, os resultados serão limitados e insustentáveis.
Existem pessoas jurando que tiveram resultados? Pode ser, para quem saiu do sedentarismo e adotou hábitos saudáveis. Mas o que você deve se perguntar é se existem pessoas tendo resultados REAIS em longo prazo! Esse é o grande problema desses charlatanismos, os ciclos de empolgação/decepção, emagrece/engorda, etc.
Por fim, há milhares de pessoas em todo o Mundo que seguem programas tradicionais e mantém uma ótima forma física e boa saúde há anos. Mas não sei de ninguém que viva do vídeo da Jane Fonda até hoje (vish, estou velho)! Sei que é tentador acreditar que a solução mágica existe… mas não se deixe enganar tão facilmente.
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário