quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ESCOLHA SEU CARBOIDRATO


Toda vez que falo dos carboidratos aparecem perguntas sobre Waxy Maize. Eu não me preocupava porque achei que esqueceriam esse produto “mágico” em pouco tempo… ...mas não é que ele ficou!? Então, vamos lá. O waxy maize é extraído do amido de uma variedade de milho, chamada de milho ceroso. A promessa é que ele forneça carboidratos mais rápido que outros suplementos, mas sem causar picos de insulina tão altos (afirmação estranha, pois se ele fornecer glicose rápido, a insulina vai subir rápido… mas deixa pra lá!).
Em um estudo esclarecedor, o grupo de Amanda Sands comparou os efeitos de ingerir 50g de carboidratos vindos do waxy maize, maltodextrina ou pão branco. O índice glicêmico foi de 163, 71 e 63 após duas horas, para a malto, pão branco e waxy maze, respetivamente. Após 4 horas os valores foram de 127, 71 e 60. Além disso, o comportamento da aparição da glicose no sangue foi idêntico entre o waxy maze e o pão branco, enquanto a malto subiu os níveis mais rapidamente e também os levou a descer mais rápido. Houve uma pequena diferença nos níveis de insulina entre o waxy maize e o pão branco, com maiores níveis para o pão (nem precisa falar que a “belezura” da malto sempre mostrava os valores elevados, né?). A sensação de saciedade também foi analisada, e não foi diferente entre as situações.
Perceberam que o tão badalado waxy maize traz poucas vantagens em relação ao pão branco?! Isso mesmo, aquele pão branco que custa muito menos, é bem mais gostoso que o waxy maize e que todo mundo abole do seu cardápio ao adotar uma alimentação saudável! Agora imagina se essas comparações fossem feitas com frutas, legumes ou cereais, ou até mesmo um tipo de pão melhorzinho?! Certeza que o waxy maize ia perder feio na relação custo:benefício!
A minha conclusão é: quem quiser ficar sensualizando com seus pozinhos, fique a vontade, mas eu prefiro comer comida! Uma opção barata, saborosa, saudável e inteligente!
PS: quer apostar que vai aparecer um analfabeto funcional dizendo que estou defendendo o pão branco??
(Paulo Gentil)
Sands AL, Leidy HJ, Hamaker BR, Maguire P, Campbell WW. Consumption of the slow-digesting waxy maize starch leads to blunted plasma glucose and insulin response but does not influence energy expenditure or appetite in humans. Nutr Res. 2009 Jun;29(6):383-90. doi: 10.1016/j.nutres.2009.05.009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário