quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

EXERCICIOS AEROBIOS

Algo sobre exercicios aerobios
Exercícios aeróbios e condicionamento aeróbio... nem pra isso?

Nos dias atuais, tempo é algo muito valioso para a maioria das pessoas, inclusive, o principal motivo alegado para não praticar atividades físicas é a falta dele. Em vista disso, se torna necessário buscar estratégias que possam trazer bons resultados e demandar pouco tempo!

E nesse aspecto o exercício aeróbio de baixa intensidade ...e longa duração tem se tornado uma opção cada vez mais falida. Já há comprovações que ele não seja eficiente para o emagrecimento e tampouco para melhorar a performance ou o condicionamento aeróbio!

Um exemplo do papel limitado do aeróbio tradicional é um estudo desse mês realizado por pesquisadores japoneses e publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise. No estudo de oito semanas, os participantes foram divididos em três grupos: 1) 7 tiros de 30" a 120% da VO2máx com 15" de recuperação passiva; 2) 3 tiros de 3' a 85-90% VO2máx com k2' de recuperação ativa e 3) 40' a 60-65% do VO2máx. Todos tinham dois minutos de aquecimento e três de volta à calma, totalizando tempos de 10, 18 e 45 minutos, respectivamente.

De acordo com os resultados, a perda de gordura só foi significativa para o segundo grupo, mas todos tiveram perdas relativamente pequenas (não houve controle nutricional). Agora, o mais interessante foram as melhoras no consumo máximo de oxigênio, na qual o treinamento contínuo promoveu os piores resultados! E, ainda mais interessante, esse grupo só obteve melhoras nas primeiras quatro semanas de treino, depois disso, não houve mais progresso significativo!!

Ou seja, gasta-se muito tempo e consegue-se pouco resultado!! A aplicação desse tipo de atividade está mais sustentada no senso comum, com reprodução de uma doutrina implantada pelo grupo de Cooper há diversas décadas, no entanto, está ficando cada vez mais claro que, se for para ter resultados em termos de composição corporal e melhoras na capacidade física, o aeróbio contínuo de intensidade baixa a moderada não é uma boa opção. Agora, isso não significa que preferências ou paixões davam ser ignoradas, a menos que haja uma contra-indicação. É como eu digo: se o aeróbio te faz feliz, seja feliz!

(Paulo Gentil)

Matsuo T, Saotome K, Seino S, Shimojo N, Matsushita A, Iemitsu M, Ohshima H, Tanaka K, Mukai C. Effects of a low-volume aerobic-type interval exercise on VO2max and cardiac mass. Med Sci Sports Exerc. 2014 Jan;46(1):42-50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário